Depois de um período de incertezas burocráticas, após negativa do Iphan para autorização do evento, os shows do festival Rock Brasil 40 anos estão confirmados na Praça da Pira a partir deste sábado (9): Hanoi Hanoi, Fernanda Abreu, Leoni, Leo Jaime, Frejat e Paulinho Moska são os primeiros a se apresentar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com expectativa de receber 2500 pessoas, a estrutura montada na Candelária contará com espaços instagramáveis, loja com produtos oficiais e camisetas temáticas, e praça de alimentação com quiosques e foodtrucks (confira vídeo abaixo). Trata-se do primeiro evento-teste de cultura ao ar livre do Rio desde que foi decretada a pandemia. Ira, Barão Vermelho, Plebe Rude, Biquini Cavadão e Marina Lima são outros nomes confirmados.
+ Mostra reúne 50 ambientes com dicas para economizar na decoração
Os shows serão abertos com apresentações de duas orquestras, que irão trazer um repertório totalmente dedicado ao rock nacional: a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, e João Carlos Martins & Orquestra. Nestes dias, o público poderá conferir também um vídeo mapping animado em 3D, criado pelo artista multimídia Batman Zavareze, que será projetado na fachada do CCBB, com bastidores e melhores momentos do rock nacional nos anos 80.
Quem ainda não se sentir confortável, vai poder acompanhar todas as transmissões pela internet ou pelo Canal Brasil, sempre a partir das 21h.
Esta é apenas uma parte do festival, que também tem em sua programação documentários, exposições, pocket-shows, palestras e musicais. A poucos metros dali, também no CCBB, o público poderá conferir espetáculos como Cassia Eller – o Musical, Renato Russo – o Musical e Cabeça, um Documentário Cênico, baseada na obra dos Titãs. Também acontece a estreia de Cazas de Cazuza, uma ópera-rock de Rodrigo Pitta, que traz os maiores sucessos da carreira do cantor.
+ Na Tijuca, Casa Zuzu Angel é o palco de festival de arte, design e moda
Com entrada franca, a mostra de cinema vem recheada de títulos, entre documentários e filmes de ficção. E aos amantes de arte e fotografia, o festival preparou duas exposições. A primeira traz uma seleção de cerca de 60 fotos de artistas e personalidades que representam o Rock Brasil, clicadas ao longo das últimas décadas por Cristina Granato. A segunda conta com obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram junto com o rock brasileiro dos anos 80. Além disso, a cada semana, o jornalista e crítico musical Nelson Motta apresenta uma palestra sobre a história do rock brasileiro e todo o contexto histórico que ele nasceu.
+ Elba Ramalho ao vivo: cantora faz show com ingressos populares a 5 reais
Os ingressos para os shows estão à venda no Ingresso Certo. Para os outros eventos, mesmo os gratuitos, as entradas devem ser adquiridas pelo Eventin. Há uma nova edição do evento prevista para acontecer no ano que vem, de 20 a 24 de abril, na Marina da Glória.