Considerado o maior festival de teatro universitário do país, o FESTU — A Festa do Teatro chega à 13ª edição concentrando todas as atrações em um único espaço, a Cidade das Artes, na Barra. O evento, criado em 2010 por Miguel Colker, vai de quarta (19) até domingo (23), com 18 cenas, com entrada gratuita, e cinco peças na programação.
A mostra competitiva, na Grande Sala, tem apresentações gratuitas e na sexta (21) e no sábado (22). A retirada de ingressos é feita na hora, na bilheteria. Após as sessões, o foyer receberá festas, também de graça. Na sexta, as atrações são os DJs sets das drag queens Ravena Creole e Chloe V. No sábado, é a vez do bloco Vem Delícia e do DJ Caio Bucker. Domingo, o som fica a cargo da DJ Giordanna Forte.
+ Do funk ao tango, espetáculos de dança se espalham pela cidade
No domingo (23), acontece a premiação, com a votação do melhor esquete pelo júri popular e a escolha de nove categorias pelo júri técnico, entre elas melhor esquete, melhor ator, melhor atriz e melhor direção. A apresentação é da atriz e cantora Luiza Loroza.
O vencedor de melhor esquete ganhará o prêmio de 30 mil reais para realizar a montagem do próprio espetáculo em 2024. Já o melhor esquete pelo júri popular receberá 15 mil para a mesma finalidade. Os selecionados em outras categorias recebem materiais, itens e bolsas de estudos em centros de teatro, música, dança e artes cênicas na cidade do Rio.
Já a Mostra de Espetáculos traz montagens selecionadas e vai de quarta (19) a domingo (23). Entre as atrações, estão peças que ganharam outros edições do FESTU: Chão de Pequenos e Menina Mojubá, a grande vencedora de 2022, que está com os ingressos esgotados. Completam a programação Ser Ou Não Ser Hamlet, Milagre no Brasil e Conselho de Classe. As entradas custam entre 15 e 30 reais. Veja os dias e horários no site do evento.
Cidade das Artes. Mostra Competitiva: Sex. (19) e sáb. (20), 20h. Dom. (23), 19h. Grátis. Retirada de ingressos duas horas do início da mostra em cada dia. Mostra de Espetáculos: Qua. (19) a dom. (23), 18h. R$ 15,00 a R$ 30,00. A apresentação de quinta está esgotada. Ingressos pelo site do FESTU.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui