Aconteceu como o previsto: após uma Copa do Mundo de pouco rendimento, Neymar acabou ficando de fora a lista de concorrentes a Melhor Jogador do Mundo pela Fifa. O camisa 10 da seleção brasileira perdeu a concorrência para o jovem jogador do PSG (e destaque do Mundial), Kylian Mbappé. Entre os selecionados está também Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Modric, Messi, Salah, os belgas De Bruyne e Hazard e os franceses Griezmann e Varane, além do próprio Mbappé. Ou seja, dos dez nomes indicados ao troféu, sete disputaram as semifinais da Copa do Mundo.
Na ala feminina do esporte, Marta disputará novamente o troféu de Melhor Jogadora de futebol do planeta. Ela é a única brasileira, aliás, entre as dez finalistas do The Best, da Fifa, e está concorrendo com seis jogadoras do Lyon, time que conquistou a última Champions: Lucy Bronze, Ada Hegerberg, Amandine Henry, Saki Kumagai, Dzsenifer Marozsan e Wendie Renard. Também foram escolhidas Pernille Harder (Wolfsburg), Sam Kerr (Sky Blue FC) e Megan Rapinoe (Seattle Reign).
Um painel formado por especialistas foi o responsável pela seleção dos finalistas nas categorias masculino e feminino. A partir de agora, os capitães das seleções, os treinadores e um jornalista de cada país filiado à Fifa votarão nos seus três preferidos. Também será levada em conta a participação dos torcedores por meio de votação no site da entidade. Os três melhores de cada categoria estarão na cerimônia de gala marcada para 24 de setembro.