Após a polêmica com a Ancine acerca da distribuição e a pandemia, que fechou cinemas pelo mundo todo, o filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciou a nota data de estreia: 14 de abril de 2021.
Nesta quarta (4), 51 anos após o assassinato do guerrilheiro, a produção lançou o trailer oficial do longa.
O filme foca no último ano de vida de Carlos Marighella (Seu Jorge). Liderando um grupo de jovens que pegaram em armas para lutar contra a Ditadura Militar brasileira, ele tenta divulgar sua causa, mas a censura faz com que a revolução caia em descrédito.
O principal opositor de Marighella é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula de inimigo público número 1. Quando o cerco se fecha, o idealista é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
O filme será lançado após uma longa trajetória por importantes festivais mundo afora, como Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo, Cairo, entre cerca de trinta exibições em diversos países.
Além de Gagliasso e Seu Jorge, o elenco conta com Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros. A produção pe da O2 Filmes e a distribuição ficará a cargo da Paris Filmes.