Na telona: filme polêmico de Xuxa no Estação e sessões ao ar livre na Barra
Longa com participação da apresentadora ficou vetado por décadas; no Village Mall, cinco longas indicados ao Oscar serão exibidos em um cinema a céu aberto

Amor Estranho Amor
O projeto Filmes da Meia-Noite exibe o longa Amor Estranho Amor (1982), de Walter Hugo Khouri (1929-2003), que até hoje é muito comentado devido à participação de Xuxa Meneghel. Na trama, que se passa em 1937, Hugo (Marcelo Ribeiro) é um garoto de 12 anos que é levado pela avó de Santa Catarina para São Paulo, para ficar com a mãe, Anna (Vera Fischer), que trabalha como prostituta em um bordel de luxo. O lugar é comandado por Laura (Íris Bruzzi) a serviço dos interesses do médico Osmar (Tarcísio Meira), que utiliza a casa para orgias a fim de agradar possíveis aliados políticos e com quem Anna se envolve. A chegada do menino coincide com o dia de uma grande festa de despedida de Benício (Mauro Mendonça), um político influente e poderoso de outro estado. Sem ter onde deixar o filho, Anna manda o menino ficar em um sótão, mas ele acaba tendo contato com as prostitutas. A que mais se interessa por ele é Tamara (Xuxa), recém-chegada à casa e vinda de Santa Catarina, que está ali especialmente para ser oferecida a Benício. A circulação do longa ficou vetada desde o início da década de 90, porque Xuxa, que foi figurante na produção, travou uma longa batalha contra sua exibição. Quando o filme foi lançado, ela tinha 18 anos, ainda trabalhava como modelo e, segundo consta, teria feito a participação a pedido de seu então namorado, o craque Pelé, que era amigo do produtor Aníbal Massaini. No ano seguinte, no entanto, ela começou a comandar um programa infantil. Além disso, com a fama que conquistou, sua presença no longa passou a ser explorada na divulgação. Tudo isso desagradou à apresentadora, que, durante anos, impediu que o filme voltasse a ser comercializado. Em 2020, no entanto, já longe das atrações voltadas para crianças, ela declarou que havia mudado de ideia.
Estação NET Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88. Sáb. (22), 23h59. R$ 18,00. Ingressos pelo Ingresso.com.
Village MovieArt
O Village Mall volta a realizar o projeto, que tem sessões de cinema a céu aberto no deck do lugar. Cinco filmes indicados ao Oscar 2025 serão exibidos em um telão ao ar livre. Abrindo a programação, nesta sexta (21), será exibido o longa Duna: Parte 2, que explora a jornada mítica de Paul Atreides (Timothée Chalamet) em uma guerra de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. No sábado (22), é a vez de Robô Selvagem, animação da DreamWorks com temas como maternidade e pertencimento, e Wicked, aclamada adaptação cinematográfica homônima ao musical da Broadway. Encerrando o projeto, o domingo (23) traz O Aprendiz, que mostra a ascensão da carreira de Donald Trump, e Emilia Perez, o polêmico filme sobre um traficante mexicano que muda de gênero.
Village Mall. Deck. Avenida das Américas, 3900, Barra. Sex. (21), 20h. Sáb. (22) e dom. (23), 19h e 21h. A partir de R$ 25,00 no aplicativo Multi. A meia-entrada solidária terá o valor revertido para o Retiro dos Artistas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui