O público frequentador da Fundição Progresso morre de saudades das aglomerações musicais em seus palcos, mas ainda é impossível pensar em uma reabertura segura do espaço.
Mais uma vez, o centro cultural se reinventa através da internet e acaba de lançar o Circuito de Produção Cultural da Fundição, que contará com encontros e oficinas nas áreas de projetos culturais, comunicação para eventos, programação musical e formação de público. Tudo gratuito. As aulas on-line serão ministradas pelos gestores de cada área relacionada aos temas, até o dia 30 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Para abrir o programa, Perfeito Fortuna, presidente da Fundição, convida Vanessa Damasco, gestora de projetos culturais do espaço, e o empreendedor cultural Leo Feijó para mediar o encontro batizado de Território Fundição, um papo sobre o centro cultural e a Lapa. A transmissão acontece pelo canal do YouTube da Fundição, a partir das 17h.
A imersão em produção cultural proposta pela Fundição é focada em gestores, equipes técnicas e profissionais da economia criativa, além de qualquer pessoa interessada no assunto.
+ Claudio Lins celebra repertório teatral de Chico Buarque em shows on-line
Entre os dias 26 e 30 de abril, entre 9h30 e 11h30, acontecem os encontros on-line de elaboração e planejamento de projetos culturais, com Vanessa Damasco. Entre as atividades da profissional estão a elaboração de projetos, aprovação em leis de incentivo e outros processos de financiamento, prestação de contas, estratégias de ação, direção de produção de eventos, curadoria, contratação de artistas e colaboradores e produção executiva.
+ Gerald Thomas sobre teatro on-line: “Não posso romantizar uma necessidade”
O workshop será composto por cinco aulas, conduzindo o participante a identificar possíveis estratégias e soluções para a execução de suas ideias, alinhando a conceitos de representatividade, sustentabilidade e agenda 2030. Para se inscrever, clique aqui.
Na segunda (26) e na terça (27), Cris Nogueira, responsável pela área de comunicação e marketing do centro cultural, vai comandar o curso O mapa da mídia: planejamento estratégico de comunicação para eventos, entre 19h e 21h.
Nos encontros virtuais, ela vai apresentar ferramentas fundamentais para a comunicação de eventos, shows, lives e ações culturais, trazendo um panorama da divulgação através de mídias sociais, marketing digital, publicidade, promoção e ações de relações públicas e assessoria de imprensa. As inscrições são realizadas pelo link.
+ Maria Ribeiro: Deseja recomeçar?
Já na quarta (28), Uirá Fortuna, diretor-geral da casa, vai falar sobre programação musical e construção de público, entre 19h e 22h. Uirá desenvolveu o conceito de festa-show na Fundição, transformando a noite na casa em uma grande celebração, com shows de abertura e encerramento, DJs, intervenções culturais, em diferentes palcos, expandindo o público.
+ Camila Pitanga dá “dica do coração” para quem quer comer bem
O curso pretende esmiuçar a elaboração de um calendário de programação de apresentações que contribuam para a sustentabilidade financeira do equipamento cultural. As inscrições são feitas por este link.