Fundição Progresso lança programação com cursos e palestras on-line
A nova edição do Fundição Multicultural traz também videoperformances e debates de julho a outubro
Com os eventos presenciais ainda suspensos devido à pandemia, a Fundição Progresso promove uma nova temporada de atividades culturais pela internet. A segunda edição do Fundição Multicultural acontece entre o meses de julho e outubro, com cursos, palestras e encontros virtuais sobre temas variados.
+ CineCarioca Méier, no Imperator, reabre as portas
Nesta quinta (15), às 19h, a programação começa com um debate sobre importância da água e a conservação dos recursos hídricos frente ao cenário de crise. Mediado por Denise Amador e com participação de Marcelo Motta, Cristine Takuá e Ernesto Neto, o encontro será transmitido através do canal do Youtube, de forma gratuita.
Além dos encontros virtuais, a agenda contará com a transmissão de filmes, pelo evento Cinefesta, e episódios do programa Resenha, que traz bate-papos com diferentes artistas.
Serão também lançados vídeos com performances de dança dirigidos por Cris Nogueira e o quadro Diálogo Afiado, em que o músico e filósofo Emerson Facão conversa com convidados sobre assuntos atuais.
+ Férias no museu: instituições culturais têm intensa programação on-line
Entre os cursos disponíveis, custando R$ 50,00, há temas como atuação, circo, ritmos brasileiros, ilustração, canto, direção teatral, maquiagem, entre outros. Na lista dos professores, estão nomes como os músicos Rodrigo Maranhão, Pretinho da Serrinha, Julia Vargas, João Cavalcanti.
As aulas de etnoculinária, por exemplo, oferecidas pela chef Leila Leão, resgatam pratos da culinária afro-brasileira, suas origens e influências. Já o curso sobre alquimia vegetal, com a especialista Melissa Ferraz, ensina como produzir pasta dental, desodorante e outras bases de cosméticos naturais.
A nova edição foi idealizada após a realização de outros eventos virtuais nesse período, a Primavera 2020 e o Carnaval 2021, que envolveram mais de 100 profissionais. Cerca de 3 000 pessoas participaram das primeiras oficinas.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Fundição Multicultural 2021. De julho a outubro. Cursos: R,00. www.fundicaoprogresso.com.br.