Imagens pandêmicas: galeria virtual retrata a Covid-19 na América Latina
Projeto reúne 18 fotógrafos - entre eles três brasileiros - de 14 países americanos, foi premiado e vai virar livro
Instalada há 14 meses no Ocidente, a epidemia da Covid-19 modificou hábitos, alterou configurações pré-estabelecidas, trouxe temor, fome, milhares de mortes e incertezas.
Diversas vertentes artísticas nasceram em plena pandemia, como o teatro on-line, por exemplo. Numa época 100% conectada, é natural que registros dessa triste época pipoquem pelas redes sociais.
+ Pandemia atinge cada vez mais a população jovem
+ Gerald Thomas sobre teatro on-line: “Não posso romantizar uma necessidade”
Um coletivo de 18 fotógrafos da América Latina – 9 mulheres e 9 homens – decidiu reunir seus trabalhos numa conta de Instagram há cerca de um ano. A página Covid Latam acaba de ser premiada como o melhor projeto on-line de cobertura da pandemia do novo coronavírus pelo FotoEvidence. O trabalho será transformado em um livro com lançamento previsto para junho.
Os paulistas Ana Carolina Fernandes, do Rio, Victor Moriyama e Rafael Vilela representam o Brasil no projeto, que conta com fotógrafos de 14 países americanos. O perfil do Instagram tem mais de 900 imagens que variam de recortes intimistas, em casas de família, a cenas que mostram a pobreza e a desigualdade no continente.
O projeto foi idealizado pelo argentino Sebastian Gil Miranda. Nos últimos meses, a CovidLatam passou também a publicar fotos de outros artistas que documentam a pandemia na América Latina.