É de graça! Os destaques da programação 0800 do fim de semana na cidade
Roteiro tem mostra de cinema, Junta Local, shows que vão do jazz à música experimental, leituras dramatizadas, Ocupação EAV no Parque Lage e mais

Camaleon Bassoons
Formado por Alexandre Silvério, Romeu Rabelo, Vivian Meira e Jeferson Souza, o quarteto de fagotes conta com um repertório que vai do barroco a composições contemporâneas, mostrando a versatilidade do instrumento de sopro. Entre as músicas apresentadas neste concerto, estão In a Sentimental Mood, de Duke Ellington; Carinhoso, de Pixinguinha; e Scherzo Humoristique, do ucraniano Sergei Prokofiev.
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (13), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço ou na recepção, uma hora antes do início.
Grupo Ofá
Formado por integrantes do Terreiro do Gantois, de Salvador, o Grupo Ofá se une à cantora convidada Irma Ferreira para apresentar o show Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil, no sábado (14), às 19h, com um repertório dedicado aos cantos sagrados entoados para os orixás, em português e iorubá. Além disso, no domingo (15), integrantes do grupo ministram as oficinas de dança afro, com Luciana Baraúna (11h), e percussão, com Iuri Passos (16h).
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66. Centro. Show: Sáb., (14), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB. Oficinas: Dom. (15), 11h e 16h. Grátis. Inscrições pelo e-mail obatala.ccbb@gmail.com Enviar: nome completo, RG, celular com DDD, data de nascimento e indicação de necessidades especiais, se houver.
Kaê Guajajara e Coral Aldeia Maracanã
Um dos destaques da cena indígena nacional, a cantora e compositora Kaê Guajajara se une ao coral para uma apresentação que une idiomas, sonoridades e temas dos povos originários brasileiros, como a luta pela demarcação de suas terras. Além disso, o espaço atualmente abriga a exposição coletiva O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres e a individual Giras na Terra, Giras no Mar, de Luanda, e é possível visitá-las nos dois dias, das 9h às 16h.
Museu Histórico da Cidade (MHC). Estrada Santa Marinha, s/n.º, Gávea. Sáb. (14) e dom. (15), 15h. Grátis.
Jazz do Lavradio
O músico e arranjador Ney Conceição comanda o Baile do Ney, na rua, em frente ao bar Celeste. O repertório reúne versões instrumentais de clássicos da MPB e da música americana, com sucessos de Gilberto Gil, João Donato, Rita Lee, João Bosco e Stevie Wonder, entre outros. Além disso, a Galeria Scenarium estará aberta à visitação durante o evento.
Rua do Lavradio, 11, Lapa. Dom. (15), 12h/18h. Grátis.
Junta Local
A feira gastronômica de pequenos produtores faz sua estreia na Praça do Lido, em Copacabana, neste sábado. No domingo, é a vez da já tradicional edição mensal na Praça Xavier de Brito, a Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, que foi reformada recentemente.
Praça do Lido, Copacabana. Dom. (15), 10h/18h. Grátis. Praça Xavier de Brito, Tijuca. Dom. (15), 10h/18h. Grátis.
Letras Femininas da Literatura
Celebrando as escritoras brasileiras, o evento terá leituras dramatizadas realizadas pelas atrizes Elisa Lucinda, Cristina Pereira e Sura Berditchevsky, além da atriz e cineasta Giulia Marinho e o ator e cineasta Rogerio Cavalcante e Castro, idealizador do projeto, que farão sua apresentação em conjunto. Serão interpretados textos de autoras como Júlia Lopes de Almeida, Taís Espírito Santo, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Olga Savary, Edla Van Steen, Eliane Potiguara, Adélia Prado e Lygia Fagundes Telles.
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Sex. (13), 18h. Grátis.
Novas Frequências
Em sua segunda (e última) semana, a 14ª edição do festival de música experimental conta com duas apresentações gratuitas em sua programação. Na sexta (13), o Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola recebe Ale Hop, Luca D’Alessandro e Salisme. No domingo (15), o Leão Etíope do Méier conta com as apresentações de Ajítẹnà, Marco Scarassatti, Maya Quilolo & Ibã Huni Kuin, Caxtrinho, M. Takara & Carla Boregas e Vasconcelos Sentimento.
Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Sex. (13), 18h30. Grátis. Leão Etíope do Méier. Praça Agripino Grieco. Rua Hermengarda, 10, Méier. Dom. (15), 17h/21h. Grátis.
Ocupação EAV
A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage abre as portas para celebrar o encerramento do ano letivo de 2024. Ao longo do fim de semana, alunos e professores ocupam os diferentes espaços do Parque Lage com trabalhos em formatos variados. A programação inclui ateliês abertos (de pintura, aquarela, fotografia, desenho e serigrafia), rodas de conversa (sobre processos da colagem e as técnicas de arte sonora), mostras-relâmpago, oficinas infantis, instalações, ativações artísticas e exibição de trabalhos audiovisuais.
Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414. Sáb. e dom. (15), 10h/17h. Programação completa no site da EAV Parque Lage. Grátis.
Prazer, Sou Zezé
Homenagem aos 80 anos da atriz e cantora Zezé Motta, a exposição, organizada pelo Coletivo Linhas da Gamboa e pelo Projeto Fio às Cinco em Pontos, é composta por oitenta bastidores bordados que contam a história dessa grande artista brasileira, símbolo da representatividade negra. Zezé estará presente na abertura, neste sábado (14), às 14h.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (14), 14h. Ter. a dom., 10h/17h. Grátis.
Rio, Cultura & Saúde
Neste sábado (14), o evento tem shows da cantora Anibale (16) e do duo Outro Eu, formado pelos músicos Mike Túlio e Guto Oliveira (18h). Já o domingo (15) conta com ação de limpeza de praia (9h), o bate-papo Projetos Sociais Como Ferramenta Socioeducativa (10h30), beach tennis e show do grupo Detonautas. Além disso, nos dias, das 9h às 18h, o público pode conferir uma exposição do fotógrafo Ari Kaye.
Arena Sanca. Praia de São Conrado, em frente ao número 900. Sáb. (14) e dom. (15), 9h/18h. Grátis
Sonho é Subversão: 100 Anos de Surrealismo no Cinema
A mostra, com curadoria de curadoria de Aïcha Barat, Ana Gabriela Dickstein e Diogo Cavour, homenageia os 100 anos do Manifesto do Surrealismo, publicado em 1924 pelo escritor francês André Breton (1896-1966), considerado o “Pai do Surrealismo”. Neste sábado (14), acontece a exibição de Caixa Preta (2022), de Saskia e Bernardo Oliveira (14h); o debate Indícios do Sonho: Surrealismo, Psicanálise e Negritude, com a psicanalista Heidi Coelho e a pesquisadora e curadora de arte Nathalia Grilo (15h15); e a sessão do longa A Estrada Perdida (1997), de David Lynch (17h15). O domingo traz o clássico Oito e Meio (1963), de Federico Fellini (14h); e a sessão musical com Tramas do Entardecer (1943), de Maya Deren, e A Concha e o Clérigo (1928), de Germaine Dulac, , com o trio Taiyo Omura, Marcelo Conti e Érica Live apresentando Cine Orquestra Soundpainting Rio em versão de bolso (16h45).
Caixa Cultural. Unidade Passeio — Rua do Passeio, 38, Centro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão. Até 22 de dezembro.
Bônus
Feira de Vinil do Rio
A última edição do ano do evento irá homenagear Sandra Sá, que estará presente para receber o Troféu Ivan Miguel Conti (batizado em homenagem ao saudoso baterista do Azymuth, que partiu em 2023). Além disso, a feira conta com apresentações de DJs, cerca de 60 expositores de discos (CD e vinil) de todo o Brasil e o lançamento do livro It’s a Long Way — O Exílio em Caetano Veloso, de Márcia Fráguas (ed. Garota FM Books).
IAB Clube Hebraica. Rua das Laranjeiras, 346. Dom. (16), 1kg de alimento não perecível.