Desta terça (19) até sexta (22), o público poderá assistir ao ETA Festival — INsquetes de Teatro Acessível, com espetáculos online e gratuitos inclusivos em todas as suas etapas. As apresentações serão transmitidas pelo canal www.youtube.com/@EscoladeGenteOficial, sempre a partir das 20h.
O projeto é uma iniciativa da Escola de Gente, ONG idealizada e criada há 21 anos pela jornalista Claudia Werneck e que é referência nacional e internacional em cultura acessível. Entre as iniciativas da instituição, está o grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos, criado pela atriz Tatá Werneck, filha de Claudia, em 2003.
+ Pessoas LGBT, quilombolas e indígenas são o tema da Primavera dos Museus
O ETA é o primeiro festival online de teatro do Brasil com plena acessibilidade, com recursos como Libras, legenda/estenotipia, audiodescrição e linguagem simples (voltada a pessoas com deficiência intelectual e outros públicos com pouco conhecimento da língua portuguesa escrita e falada, incluindo pessoas analfabetas).
Foram selecionados 24 insquetes, cenas curtas assim batizadas por serem esquetes inclusivos, que trazem para a cena temas da inclusão, etarismo, capacitismo, racismo e outros, no âmbito da diversidade e da interseccionalidade.
Ao longo dos quatro dias de apresentação, os insquetes concorrerão em oito categorias à premiação de 50 mil reais no total, sendo avaliados por um júri especializado e pelo júri popular. São dez prêmios: duas melhores cenas, duas melhores atuações, direção, conjunto visual, dramaturgia, trilha sonora, prêmio especial do júri e seleção do júri popular, com votação online no aplicativo VEM CA, de cultura, conhecimento e conexão acessíveis.
Os insquetes finalistas em cada categoria serão divulgados no sábado (23), e, no dia seguinte, será aberta a votação on-line para o júri popular, por meio do aplicativo. Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de outubro, em uma cerimônia transmitida pelo YouTube da Escola de Gente.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui