Sempre conectado e antenado às novidades do mundo digital, o Oi Futuro inaugura, nesta terça (15), uma atração imersiva gratuita, para crianças e adultos, no Museu das Comunicações e Humanidades, no Flamengo.
Na experiência de hiper-realidade virtual, o visitante entra num balão cenográfico, coloca óculos de realidade virtual e fones de ouvido e tem a sensação de sobrevoar o Rio de Janeiro, guiado por um biguá, espécie de ave que circula diariamente pelos céus da cidade.
+ Pandemia fez crescer casos de doenças psicossomáticas
Durante três minutos, no passeio virtual em 360 graus, aparecem o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna, o Museu da República, entre outros pontos turísticos da cidade. A simulação do voo é intensificada por ventiladores, acionados em diferentes momentos da experiência. Os aparelhos são higienizados a cada uso.
+ Novo normal: dez dicas para aproveitar o Rio em segurança
“No Musehum, reforçamos sempre o protagonismo do visitante, tentando colocá-lo no centro da história. As nossas atrações dialogam com o passado, o presente e o futuro. Na experiência de hiper-realidade, vive-se uma viagem pela paisagem, reforçando que a cidade é uma rede de conexões, que deve ser reforçada, diariamente, por todos os cidadãos”, diz Roberto Guimarães, gerente-executivo de Cultura do Oi Futuro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
As visitas ao centro cultural devem ser agendadas pelo site ou pelo telefone: (21) 3131-3060. A participação na viagem simulada é por ordem de chegada.
Teatro on-line grátis
O teatro do Oi Futuro segue fechado ao público mas, entre esta segunda (14) e a próxima quinta (17), sempre às 20h, haverá uma minitemporada do espetáculo Guerra em Iperoig, da Mundana Companhia. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do centro cultural.
Com roteiro adaptado à linguagem digital, mesclando cenas pré-gravadas e ao vivo, a peça tem texto de André Sant’anna e mostra a guerra travada entre portugueses e tupinambás, em meados do século XVI, na região de Iperoig, hoje Ubatuba (SP). O espetáculo propõe uma reflexão sobre a exploração dos povos indígenas, que segue até hoje.
+ Grátis: cinco exposições que abriram as portas no fim de semana no Rio
A encenação parte das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, restringindo o número de atores por cena e preservando o distanciamento. Os atores Aury Porto, Érika Puga, Silvero Pereira e Zahy Guajajara estarão no palco do Oi Futuro, enquanto Mariana Ximenes, Anderson Kary Báya, Gui Calzavara, Igor Pedroso, Lian Gaia e Raquel Kubeo participam das cenas pré-gravadas.
A apresentação desta quarta (16), contará com tradução em libras.
50 minutos. Classificação: 14 anos. Segunda (14) a quinta (17h), 20h. Grátis, pelo canal do YouTube do Oi Futuro.