Grátis: do passinho ao soul, festival propõe intercâmbio entre dançarinos
Festival Em Movimento, que vai de 4 a 22 de julho, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, terá uma série de oficinas de dança gratuitas
De 4 a 22 de julho, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro recebe a 1ª edição do festival Em Movimento, com uma série de oficinas de dança gratuitas, abrangendo diversos estilos e abordagens de ensino do mundo da dança, inclusive estilos urbanos criados no Rio.
São eles o destaque das aulas, na terceira semana do projeto: Charme, criado nos anos 80 na zona norte, ministrada por Jeff Antônio; Passinho Foda, que surgiu a partir nos anos 2000 nas favelas cariocas, com Laranjinha Maneirin e VN Dançarino Brabo; e Oficina Rebolativa, metodologia criada pela artista Jacki Karen, que tem como base o funk.
+ Vamos ao teatro: Comédias prorrogadas e novidades nos palcos cariocas
A oficina Locking Funk Soul Brasil, de André Feijão, une o Locking, estilo de street dance afro-americano criada nos anos 60, ao funk soul brasileiro, dos anos 79, além de contar elementos de outros tipos de dança urbana, como wacking e house dance.
Serão ao todo 13 profissionais à frente das oficinas: além dos já citados, estão no festival Valéria Monã (Danças Afro-Brasileiras), Tiiti Silva (Freestyle), Salasar Júnior (Handstyles), Renata Versiani (Movimentação Singular), Lenna Siqueira (Afrohouse e Afro-Contemporâneo), Dandara Patroclo (Improvisação), Lilian Isídio (Dança Contemporânea) e Moira Braga (Consciência Corporal).
As aulas são voltadas a pessoas a partir de 16 anos. Nas oficinas regulares, de terça a domingo, as vagas serão prioritárias para pessoas que atuam na área da dança, artistas interdisciplinares ou quem já teve experiência com dança anteriormente. Aos sábados, as aulas serão abertas a atuantes na dança e ao público em geral, e metade delas dará prioridade a pessoas com deficiência. Haverá sorteio de auxílio-transporte para pessoas de baixa renda inscritas em mais de uma oficina.
No início da terceira semana, ocorrerá ainda uma roda de conversa mediada pelos curadores, com a participação dos praticantes dos estilos. Cada pessoa pode se inscrever em, no máximo, três oficinas. A lista completa está no Sympla, e as inscrições também devem ser feitas por meio do site.
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino, 115, Tijuca. De 4 e 22 de julho. Grátis (mediante inscrição prévia pelo Sympla).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui