Continua após publicidade

Grupo Awurê faz show inédito que resgata a identidade negra na CasaBloco

Apresentação será no dia 5 fevereiro, segundo dia do evento que leva atrações carnavalescas ao Clube Monte Líbano, na Lagoa

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 fev 2023, 19h09 - Publicado em 1 fev 2023, 19h04
FOto mostramulher e homem negros usando roupa bege e na frente de um fundo preto
Grupo Awerê: fará um passeio por ritmos regionais do país (./Divulgação)
Continua após publicidade

Criado com o objetivo de exaltar e resgatar a importância da influência africana na cultura, identidade e consciência ancestral, o Grupo Awurê vai levar um show inédito para o palco da CasaBloco, dia 5 de fevereiro. Com o intuito de resgatar e manter a identidade negra, e afirmar o papel da representatividade negra e do seu protagonismo, cultural e social, o projeto fará um passeio por ritmos regionais que marcaram a música popular brasileira e, sobretudo, a cultura popular. Para além de ritmos, gêneros e canções, esses sons dialogam com a memória afetiva dos cidadãos e de foliões.

+ Mostra de cinema no CCBB apresenta histórias do samba e do Carnaval

A sonoridade do Awurê evidencia o tambor como protagonista, seja um forró, seja uma lambada, seja um carimbó, o tambor estará sempre em primeiro plano. Para a apresentação, será proposta uma passagem pela memória do Rio, relembrando os grandes nomes de nossa música, e igualmente os principais defensores das tradições regionais, que vieram ou morar na cidade ou, de alguma forma, difundiram a tradição por aqui, como Tia Ciata, Dorival Cayme, Luiz Gonzaga, Elba Ramalha, João Gilberto, Os Doces Barbaros , Os novos Baianos, Alcione, Chico Anysio, Gaby Amarantos, Lenine, Adriana Calcanhoto e tantos outros que poderíamos citar aqui por pesquisa, por memória ou em conversa com os nossos mais velhos.

Compartilhe essa matéria via:

“O público da CasaBloco pode esperar um show intenso, com diversidade musical, valorização das nossas tradições e manutenção dos ritmos que são tocados de Norte a Sul do Brasil. Viva o carnaval e sua capacidade de aglutinar pessoas com o propósito de divertir e extravasar, mas também de experimentar coisas novas. Nosso show na Casa Bloco tem evidentemente o compromisso de entreter, mas sem perder a capacidade de emocionar e sensibilizar as pessoas com a beleza do nosso som ancestral, a beleza do nosso sagrada e toda magia do Grupo o Awurê”, convida a cantora Fabíola Machado, uma das produtoras do grupo.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O evento promove ainda cinco dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) no Clube Monte Líbano, com shows, feira de moda e gastronomia vindas do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas, e oficinas gratuitas. Com direção de Rita Fernandes, a CasaBloco representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Da Tropicália ao Cordel, com o Senhor do Bonfim, povos originários, o samba, o brega, a fauna, a flora, os antigos e os novos talentos da MPB. A união de recortes que constroem o Brasil de hoje.

Clube Monte Líbano. Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ. Ingressos a partir de R$ 80,00 pelo Ingresse. Mais informações pelo link.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.