A Ilha da Coroa passa despercebida a muita gente. Também pudera. Trata-se de uma pequena faixa de terra, com menos de 1 quilômetro de extensão, um trecho de chão batido, outro calçado de pedras disformes, e que destoa por completo das monumentais construções que enfeitam a arrojada e modernosa Barra da Tijuca. Contrastando com o estereótipo do bairro, e acessada por uma ponte localizada nos arredores da 16ª Delegacia Policial, o local não parece convidativo à primeira vista. Tem feito sucesso, porém, ao atrair um público tão diverso quanto os negócios que abriga. Em meio a residências com ar praiano, abriram-se ali empreitadas distintas como um centro de ioga, um badalado estúdio de tatuagem, um brechó de pranchas, um clube de praia e um bar que tem sido palco de festinhas e shows intimistas. Ou seja, um mix de opções capaz de agradar a grupos ecléticos como famílias, turmas de jovens e adeptos de esportes aquáticos.
Em um cenário único, às margens do canal, a ilha oferece programas completos, com seus eventos, esportes náuticos, bares e restaurantes. “Lembra um desses balneários da Região dos Lagos”, afirma Romulo Groisman, sócio do Rio Beach Club. Inaugurado há três meses no lugar do antigo Naília by Rio, o espaço de 7 700 metros quadrados recebe a cada semana cerca de 1 500 pessoas — entre sócios e pagantes de day use. Ali, eles podem desfrutar mordomias como banhos relaxantes em uma jacuzzi ou drinques servidos em bangalôs à beira da piscina. Há ainda os que vão em busca das animadas pool parties que acontecem na ilha ou de aventuras mais radicais, oferecidas pela 360 Sports, que mantém no local sua espécie de Q.G., com instrutores a postos para ensinar flyboard, wakeboard, waterline e levar os mais dispostos às Ilhas Tijuquinhas. A travessia é para os fortes: o trajeto em mar aberto até as cristalinas águas do arquipélago a pouco mais de 1,5 quilômetro da Praia da Barra dura cerca de quarenta minutos remando — isso só na ida.
A bem poucos passos de distância ficam as coloridas instalações do Raja Club, um local para passar o dia, com café e restaurante japonês, mesa de pingue-pongue, venda e aluguel de equipamentos de stand-up paddle nacionais e importados. Outro casarão de três andares chama atenção por seu conceito inusitado: ele reúne atrações como um deque à beira d’água, a cozinha do Bubba’s Burger, restaurante japonês, araras de grifes de moda praia, videogames e uma filial do King Seven Tattoo, há mais de uma década no mercado carioca. Intitulado Caza 3, o sobrado multiúso também virou palco de festinhas descoladas, patrocinadas por empresas como Red Bull e Corona, e promove nos fins de semana um farto churrasco com tudo liberado por 49,90 reais. “Apostamos em um conceito bem-sucedido nos países da América Central e da Ásia e ainda inédito no Rio”, explica o surfista Thomas Resende, um dos idealizadores do ponto. Seja qual for a sua praia, a nova onda da temporada está ali.
Para todas as tribos
As opções de lazer em cada endereço
Rio Beach Club
Por uma mensalidade fixa ou no sistema de day use (120 reais), o cliente pode desfrutar a piscina, cercada por bangalôs, e a estrutura esportiva, como a quadra de areia. Ilha da Coroa, 81 (☎ 3596-8008)
360 Sports
Flyboard, wakeboard, waterline, stand-up paddle e outras modalidades náuticas estão no cardápio de atividades do clube.
Ilha da Coroa, 81 (☎ 96904-2600)
Caza 3
Funciona como uma concept house e reúne atrações como uma hamburgueria, um estúdio de tatuagem e churrasco liberado nos fins de semana. Ilha da Coroa, 3 (☎ 97008-0625)
Raja Club
Promove passeios de SUP (70 reais a hora), além de alugar e vender itens de esportes náuticos. Tem um restaurante japonês, o Tsumê, que abre nos fins de semana. Ilha da Coroa, 9 (☎ 3486-4113)