Após ser parcialmente destruída por conta de rajadas de vento na madrugada de 20 de novembro, um dos símbolos mais tradicionais do Natal carioca volta à cena neste sábado (12). A partir das 20h30, a Lagoa recebe o evento de inauguração da 20ª edição da Árvore de Natal, com a tradicional queima de fogos, sincronizada com efeitos especiais de luz. Para aqueles que quiserem enxergar melhor, os melhores pontos serão a Avenida Epitácio Pessoa, entre as ruas Aníbal de Mendonça e Professor Gastão Bahiana, e o Parque dos Patins. Redimensionada dos 85 metros para 53 metros de altura (o equivalente a um prédio de dezessete andares) nesta edição, a árvore de 350 toneladas terá cenografia, composta de três fases, com o tema “O Natal da Renovação”.
Além de transmitir a mensagem de renovação e superação, a temática remete aos Jogos Olímpicos. Autor da cenografia desde 1996, Abel Gomes, responsável ainda pelos espetáculos de abertura e de encerramento dos Jogos Rio 2016, adaptou o projeto com a ideia de gostas de chuva, que surgirão em fundo azul, representando a água como elemento renovador que fertiliza a terra e traz a promessa de vida. Em seguida, a noite cegará representada por estrelas de diversos tamanhos e intensidades, até que a cor dourada vai transitar entre tons de azul, fazendo surgir, em uma constelação, a imagem do mapa-múndi, no qual o brilho de uma estrela destacará o Rio como sede da Olimpíada.
+ Árvore de Natal da Lagoa vira meme após ser parcialmente destruída
Após a inauguração, a árvore flutuante será acesa de domingo a quinta, do anoitecer às 2h, e na sexta e no sábado até 3h. A atração poderá ser vista até 6 de janeiro.