O incêndio que atingiu o Museu Nacional em 2018, ano de seu bicentenário, foi a inspiração para o novo espetáculo da Barca dos Corações Partidos, que estreia nesta quinta (30) no Teatro Riachuelo. Com direção de Vinicius Calderoni e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, Museu Nacional [Todas as Vozes do Fogo] parte da tragédia refletir sobre o Brasil de ontem e de hoje.
+ Acervo raro de meteoritos ganha exposição no Museu de Ciências da Terra
O espetáculo é narrado por Luzia, nome dado ao mais antigo fóssil humano encontrado no país, um crânio de mais de 11 mil anos descoberto em Lagoa Santa (MG), em 1975, pertencente a uma mulher negra. Incrivelmente, o item resistiu ao incêndio. A atriz Ana Carbatti interpreta a personagem.
No primeiro dos três atos do musical, que celebra os dez anos da companhia, ela faz uma visita pelos escombros do museu atingido pelo fogo. No segundo, o lugar se transforma em uma metáfora para o Brasil, abordando sua origem escravocrata, as oligarquias brancas, os povos originários e os povos negros. O último ato trata do momento atual, a devastação do museu e do próprio país. O elenco se alterna em dezenas de personagens, sejam pessoas ou objetos.
+ Impacto humano nos oceanos é tema de atividades no Jardim Botânico
A trilha apresenta cerca de 20 canções inéditas, que passeiam por diversos ritmos brasileiros e foram compostas por Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Vinicius Calderoni e os atores, músicos e compositores Adrén Alves, Lucas dos Prazeres, Ricca Barros e Rosa Peixoto. O elenco canta e toca as músicas.
+ Coração selvagem: Silvero Pereira celebra o conterrâneo Belchior em show
Além de cinco integrantes da Barca — os atores e multi- instrumentistas Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios e Ricca Barros —, o musical conta com sete artistas convidados: Adassa Martins, Aline Gonçalves, Ana Carbatti, Felipe Frazão, Júlia Tizumba, Lucas dos Prazeres e Rosa Peixoto.
Teatro Riachuelo. Rua do Passeio, 38/40, Centro. Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 25,00 a R$ 120,00. Ingressos pelo Sympla. De 30 de março a 30 de abril.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui