Com o objetivo de criar intervenções de arte contemporânea no acervo de arte clássica da casa-museu Eva Klabin, o projeto Respiração chega a sua 21ª edição criando uma ponte entre passado e presente. Com concepção e curadoria de Marcio Doctors,o evento relaciona grandes mestres da história da arte, como Tintoretto, Boticelli, Reynolds, Pisarro, Govaert Flinck, entre outros, e os mais importantes artistas contemporâneos brasileiros.
Iniciado em 2004, o programa é referência cultural e busca atrair novos públicos para a instituição e seu acervo. Regina Silveira é a convidada deste ano e fará a intervenção Insolitus, que criará uma situação insólita/ inusitada, como o próprio nome diz. A fachada da Fundação será ocupada pela obra Mundus Admirabilis, que é uma infestação de insetos gigantes; na Sala Renascença surpreende um ovo negro de 1.80m de altura, confrontando-se com as obras Renascentistas da coleção; na Sala de jantar, a mesa e as cadeiras se transformarão em mesa e cadeiras peludas, desencadeando uma estranheza no ambiente requintado e ordenado da casa-museu.
Fundação Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, ☎ 3202 8550. Terça a domingo, 14h às 18h. R$ 10,00. Até 29 de janeiro.