Lagoa recebe festival paralímpico com atividades gratuitas
Evento, que acontece domingo (6) e segunda (7), tem objetivo de celebrar o marco de um ano para os Jogos Paralímpicos de 2016
Com o objetivo de celebrar o marco de um ano para os Jogos Paralímpicos de 2016 – que acontece de 7 a 18 de setembro do ano que vem –, o Comitê Rio 2016 preparou uma programação especial para celebrar a contagem regressiva para a competição. Neste domingo (6) e na segunda (7), feriado nacional da Independência do Brasil, será realizado o Festival Paralímpico, que apresentará à população, principalmente para as crianças, os esportes que serão disputados nos Jogos. O evento acontece no Parque dos Patins, na Lagoa, das 9h às 17h, e tem programação gratuita.
+ Ex-atletas atuam nos bastidores da organização da Rio 2016
+ Rio lança projeto para pensar cidade após os Jogos Olímpicos
O Festival contará com desafios esportivos, experimentações para o público infantil e ações culturais. Modalidades como futebol de 5 e basquete de cadeira de rodas serão disputadas nas quadras esportivas do local. Uma pista de atletismo de 150 metros, com quatro raias, também foi montada no Parque dos Patins para uma disputa que vai coroar o melhor velocista.
Uma das ações programadas em conjunto com o evento será uma intervenção em quatro vagões de trem da Supervia na semana do Festival. Os vagões circularão pelo subúrbio da cidade em uma experiência sensorial, com poesias de Cora Coralina.Faltando exatamente um ano para os Jogos Paralímpicos, no dia 7 de setembro, começará a venda de ingressos para a competição no site oficial. Serão disponibilizados 3.3 milhões de ingressos em 315 sessões de 23 modalidades paralímpicas, sendo 80% destinados para os brasileiros e os outros 20% para o público externo. A lista completa com o preço das sessões já está disponível. São 2 milhões de ingressos por até R$ 30, e o mais barato custará R.
Confira a programação completa do evento no Parque dos Patins:
Domingo, 6 de setembro
9h – Filmes em telão LED e oficinas de arte
11h – Desafio Eliminatório: Atleta Mais Rápido do Mundo
14h – Oficina de arte
16h – Início da Programação Cultural com apresentações do Grupo de Dança Inclusiva Companhia em Movimento, Batalha do Passinho, DJ João Brasil
Segunda, 7 de setembro
9h – Filmes em telão LED e oficinas de arte
10h – Desafio de Vôlei Sentado – BRA X EUA
11h – Cerimônia protocolar com a participação de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e atletas medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.
12h50 – Desafio final: Atleta Mais Rápido do Mundo
14h – Desafio Futebol de Cinco – BRA X ARG
14h – Oficina de arte
15h – Desafio de Basquete em Cadeira de Rodas
16h – Início da Programação Cultural com apresentações do Grupo de Dança Inclusiva Companhia em Movimento, Batalha do Passinho, DJ João Brasil e da Escola de Samba Embaixadores da Alegria.