Um dos maiores sucessos de 2023 do teatro carioca está de volta. Assistida por mais de 60 000 espectadores, Lilia Cabral e a filha Giulia Bertolli voltam ao palco com uma curtíssima temporada da peça A Lista. Serão apenas três únicas apresentações no Teatro Riachuelo, entre os dias 27 e 29 de outubro. Em cena, a vida exatamente como ela é, com as pequenas alegrias do dia a dia, o resgate da memória a partir de gestos cotidianos e as surpresas e transformações humanas que surgem a partir do encontro com o outro.
+ Os destaques da Primavera dos Livros 2023, que reúne mais de 50 editoras
Emoção e humor marcam o espetáculo, prestigiado pelo público e elogiado pela crítica. Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva, a peça é uma verdadeira declaração de amor ao Rio e, especialmente, a Copacabana e seus moradores. “Trazer a peça para o Rio é sempre um desejo muito acalentado por todos nós da equipe porque é a nossa cidade, é onde moramos e é onde a peça se passa. Tudo isso traz um sabor e um colorido diferentes. Voltar ao Teatro Riachuelo, onde fizemos uma temporada online na pandemia, é a confirmação de uma alegria que nasceu nesse mesmo palco há três anos”, afirma Lilia Cabral.
Na trama, por força das circunstâncias, uma aposentada de Copacabana se vê obrigada a estabelecer contato com uma vizinha, a jovem Amanda. É este encontro entre as duas personagens de gerações distintas que detona um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. “Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma Giulia.
“A peça é uma crônica do Brasil e acho que não há lugar melhor para falar do país que Copacabana, essa grande metáfora do Brasil, com seu melhor e pior, passado e presente coabitando o tempo todo. Tenho uma grande intimidade com Copacabana, morei ali por 10 anos, minha mãe ainda mora, frequento o bairro e sou fascinado por sua beleza e caos, pela multiplicidade de tipos de pessoas”, explica Gustavo Pinheiro.
Morador de Copacabana, o diretor Guilherme Piva conta sobre os aspectos que movem o espetáculo. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. A peça se passa em três tempos, onde iluminação e cenário realçam cada parte. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”, afirma.
+ Theatro Municipal vai receber a maior competição de balé do mundo
Criada no começo da pandemia, em maio de 2020, a peça nasceu com o intuito de ajudar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalhar devido ao isolamento social. A montagem fez apresentações online de um trecho do texto, conquistando quase 170 000espectadores. Em março de 2022, o espetáculo completo estreou em São Paulo, com temporada lotada.
O texto da peça foi publicado em livro pela Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó. E a peça foi indicada em três categorias no Prêmio Bibi Ferreira 2022: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia de Peça em Teatro (Gustavo Pinheiro). Somando espectadores do teatro online e da peça completa nas temporadas presenciais, “A Lista” já soma 230 000 espectadores. Um sucesso como o teatro carioca não vê há algum tempo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Teatro Riachuelo. Rua do Passeio, 40, Centro. Sex. (27) e Sáb. (28), 19h. Dom., 17h. R$ 19,50 a R$ 140,00. Ingressos pelo Sympla.