A editora José Olympio celebra seus 90 anos com o lançamento de Dias de Domingo (176 págs., R$ 49,90), coletânea com 15 autores contemporâneos organizada por Eugênia Ribas-Vieira. Entre eles, Maria Ribeiro, Veronica Stigger, Sérgio Rodrigues e Carlos Eduardo Pereira. A tarde de autógrafos acontece este domingo (28), às 16h, na Janela Livraria, no Jardim Botânico.
+ É dia de feira: as atrações do fim de semana na Junta Local e na Carioquíssima
Aos autores, foi pedido que escrevessem sobre algum domingo anterior à pandemia. Maria Ribeiro, colunista de Veja Rio, escreveu sobre um amor de anos atrás em Como Se Nada, Como Se Tudo. “Tem sete anos de domingos que eu não sei mais se você bebe Coca Zero, e se ainda come a borda da pizza, se ouve Estate ou vê minhas fotos”, diz um trecho.
+ Mais um palco de volta: Teatro Cesgranrio reabre com musical natalino
Já Carlos Eduardo Pereira abordou a violência policial nas favelas cariocas em Um Domingo Sem Fim: “(…) que comoção geraria uma mocinha branca, na primeira gravidez, baleada na cabeça nas calçadas do Jardim Botânico após uma ação desastrada da polícia civil?”, pergunta um personagem. Na história, os moradores das comunidades planejam uma reação inesperada.
+ Samba da Volta: a roda que está dando o que falar na Rua do Ouvidor
Fundada em 1931, a José Olympio foi a maior editora do país entre as décadas de 1940 e 1950. Ao longo de sua história, publicou alguns dos grandes nomes da literatura nacional. Hoje, pertence à editora Record. Em seu catálogo, constam livros de Antonio Callado, Marques Rebello, Rachel de Queiroz e Alice Walker. Além disso, Carlos Drummond de Andrade voltará a ter obras publicadas pela casa.
Janela Livraria. Rua Maria Angélica, 171, loja B, Jardim Botânico. Dom. (28), 16h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui