Continua após publicidade

Samba no museu: MAM Rio inicia atividades em parceria com a Beija-Flor

Apresentação da bateria e exibição inédita de figurinos da escola para o Carnaval 2023 fazem parte de mostra sobre a Independência

Por Redação
1 dez 2022, 13h01
SELMINHA SORRISO, PORTA-BANDEIRA DA BEIJA-FLOR - Completando bodas de diamante com o mestre-sala Claudinho na Sapucaí, ela acredita que este Carnaval será diferente com a quantidade de enredos dedicados à temática negra: “Vamos resgatar a voz das pessoas pretas, clamando por igualdade” -
Selminha Sorriso: porta-bandeira famosa visitará a exposição (Daniela Dacorso/Divulgação)
Continua após publicidade

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM)  dá início neste sábado (3) a uma série de atividades desenvolvidas em parceria com a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. A programação gratuita é pautada pela interseção entre o enredo do Carnaval 2023 da escola (Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência) e a exposição Atos de Revolta: outros imaginários sobre independência, que aborda a mesma temática.

+ Jardim Botânico passa a oferecer trilhas gratuitas e temáticas pelo parque

O programa se estenderá até o início de 2023 com oficinas, palestras, apresentação da bateria, visitas de grupos da comunidade às exposições e participação de integrantes célebres, como a porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho. Quatro fantasias que farão parte no desfile da Beija-Flor serão integradas à mostra e exibidas no museu. É a primeira vez que os figurinos são expostos para o público antes do Carnaval.

Compartilhe essa matéria via:

No mesmo sábado (3), a artista visual e performer Luana Vitra, que participa da coletiva Atos de revolta, com a instalação ‘Bandeira nacional atualizada’, fará uma ativação desta obra, no museu: ela vai distribuir gratuitamente para o público as bandeiras (múltiplos) que integram o trabalho. No final de 2018, Luana refez a bandeira do Brasil utilizando cimento e lama sobre tecido americano cru. Essa obra nasceu da preocupação da artista em relação ao meio-ambiente, frente ao aumento do desmatamento para dar espaço a pastos e mineração.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.