A Marina da Glória recebe neste fim de semana uma variedade de eventos com entrada franca. No sábado (26), um aulão de yoga com vista para o Pão de Açúcar, que já acontece duas vezes por mês, abre a programação. Os interessados devem levar o próprio tapete ou canga.
No mesmo dia será comemorado 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para comemorar, será lançado o CD duplo “O Jongo do Rio de Janeiro”, gravado por onze grupos jongueiros do Estado. Ao longo do dia, a partir das 10h, a esplanada recebe rodas de Jongo e a participação de cerca de 140 jongueiros de Angra dos Reis, Arrozal, Barra do Piraí, Campos, Miracema, Quissamã, Pinheiral, Santo Antônio de Pádua e Vassouras, além do Rio de janeiro. Ainda farão parte das atrações baianas de acarajé e food trucks.
Já no domingo, das 9h às 20h, o local recebe a segunda edição da Época de Glória, uma feira de antiguidades com 250 expositores entre barracas da Lavradio, Praça XV, antiquários da Siqueira Campos e Cassino Atlântico. Para quem acha que esse tipo de evento só tem quinquilharia, duas esculturas chamam atenção. Uma da pomba da paz, do artista colombiano Fernando Botero, obra numerada com apenas seis unidades em todo o mundo sai por R$12 mil enquanto outra de marfim, feita, no século XVIII, com La Pietà e Maria Madalena custa R$ 25 mil.