No dia 11 de agosto de 1973, uma festa no Bronx, em Nova York, entrou para a história: pilotada pelo jamaicano Clive Campbell, que ficou conhecido como DJ Kool Herc, ela é consirada o marco inicial do hip hop. Os cinquenta anos do movimento que conquistou o planeta serão comemorados em diversos lugares do mundo e do país, e o Rio também preparou programação para a data, totalmente gratuita.
Nesta sexta (11), tudo começa no Espaço Preto Coworking, na Lapa, considerada o berço do movimento na cidade, com uma roda de conhecimento — ele é um dos cinco elementos da cultura Hip Hop, ao lado do grafite, do break, do rap e do DJ.
+ Junto e misturado: 5 programas para aproveitar o Dia dos Pais em família
Em seguida, às 14h, acontece um ato na Cinelândia em apoio e reivindicação da assinatura do Decreto de Reconhecimento e Fomento do Hip Hop pelo presidente Lula e o Iphan, com previsão para acontecer ainda neste mês. Lá, além das falas, acontecem rodas de freestyle de rima e de break.
No final, os participantes irão em marcha até a Lapa, onde haverá uma grande celebração na Febarj, com artistas de grafite, break, rap e DJ. A programação é uma realização da Construção Estadual do Hip Hop junto a artistas, produtores e fazedores da cena.
Programação:
14h: Roda de Conhecimento – Coworking Preto (Rua Evaristo da Veiga, 83, Lapa)
17h: Ato cultural e politico – Cinelandia, em frente ao Teatro Municipal (Praça Floriano, s/nº, Centro)
20h: Festival com artistas dos elementos do hip hop – Febarj (Av. Mem de Sá, 37, Lapa)
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui