Espedito Seleiro, considerado um mestre da arte em couro, ganha, nesta sexta (3), uma exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, Centro do Rio.
+ A melhor forma de redescobrir o Rio? A pé, é claro
Estarão por lá noventa peças do artista cearense de 81 anos, entre roupas, malas, baús e a icônica Sandália de Alemberg, confeccionada em couro curtido, inspirada no calçado que o pai dele, Raimundo Seleiro, fez para o cangaceiro Lampião no início do século passado.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O visitante da exposição Mestre de Ofício Espedito Seleiro terá uma experiência sensorial ao percorrer as galerias, com paisagens sonora, visual e tátil das obras, conhecendo também o processo criativo e as técnicas de trabalho empregadas pelo artista.
Natural de Arneiroz (CE), Espedito Velozo de Carvalho adotou o sobrenome Seleiro por vir de uma família de vaqueiros e seleiros.
+ Rio vai cobrar passaporte de vacinação em pontos turísticos, cinemas e teatros
Foi no Cariri cearense que ele criou raízes e iniciou sua carreira como artesão. Tornou-se um dos principais marcos da cultura nordestina. O mestre hoje mora em Nova Olinda, na região do Cariri, Sul do Ceará.
Os produtos do mestre Espedito Seleiro estarão disponíveis para aquisição no CRAB. A comercialização será via QRCode.
Abertura: sex. (3). Praça Tiradentes, 67. Ter. a sáb., 10h/17h. Grátis. Até fevereiro de 2022. Outras informações no site.