Comemorando 20 anos de existência o MIMO Festival realiza uma versão pocket no Rio nesta semana, gratuita, com shows e workshops na Cidade das Artes, na Barra, na terça (16), e filmes sobre música no Estação NET Botafogo, na quarta (17).
+ Depois de Paul McCartney e Coldplay, é a vez de Ludmilla (e do pagode)
O evento também faz parte das celebrações de dez anos da Cidade das Artes. Entre as principais atrações musicais, está o inglês Don Letts, lenda viva do reggae e do punk, e, sobretudo, da junção entre os dois gêneros — descendente de jamaicanos, foi ele que inspirou o Clash e outros grupos punks do movimento de 1977 a incorporar ritmos como reggae e ska. No festival, o multi-artista mostra sua faceta DJ.
Outro destaque é o show de Mario Lucio & Os Kriols, em que o artista cabo-verdiano apresenta as canções de seu álbum mais recente, Migrants (2022), ao lado do grupo português. Mario Lucio é um dos grandes nomes da música de seu país, mostrando ao mundo ritmos como a morna, o funaná, o batuque e a coladeira, e tem parcerias com gigantes da música brasileira, como Milton Nascimento, Djavan, Paulinho da Viola e Gilberto Gil.
+ Antigo Oi Futuro, centro cultural no Flamengo muda de nome e abre exposição
O espaço na Barra recebe ainda três workshops, comandado por artistas que se apresentam no festival. O argentino Nico Sorin ministra às 11h a aula O Desafio de Adaptar a Obra de Astor Piazzolla Para Diferentes Conjuntos Instrumentais.
+ Cortinas abertas: O Âncora, Um Tal Guimarães e mais estreias teatrais
O português Manuel de Oliveira, por sua vez, fala sobre A Guitarra Ibérica — Território, Identidade e Inovação, às 11h30. E a americana Lakecia Benjamin discorre sobre o tema Um Retrato do Novo Jazz, às 14h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo e-mail educativo@mimofestival.com.
+ Instituto Moreira Salles divulga vinte gravações raras na voz de Gal Costa
A Mostra de Cinema, na quarta (17), no Estação NET Botafogo, exibe filmes como Rebel Dread, de William e Badgley, documentário sobre o lendário cineasta, diretor de clipes, DJ e músico Don Letts. O longa é conduzido pelos arquivos e histórias do artista da Londres dos anos 70 e 80, enquanto ele se circulava entre as cenas punk e reggae da cidade, ficando conhecido como “Rebel Dread”. Depois da sessão, que começa às 20h, haverá um bate-papo com Letts, às 21h30.
+ Com agenda cultural intensa, Paraty terá circuito cervejeiro de corrida
Outro destaque é o curta As Canções de Amor de uma Bicha Velha, de André Sandino Costa, às 16h. O documentário registra os basditores do espetáculo que batiza o filme, do escritor, ator, cantor e bailarino Márcio Janunário. Enquanto se prepara para entrar em cena, ele reflete sobre a condição de homem negro, gay e de terceira idade.
+ Cidade fervilhante: quatro novas exposições para conferir no Centro do Rio
Em seus dez anos, o Mimo realizou 57 edições, em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, em que reuniu 500 shows e quatro mil músicos, assistidos por um público superior a dois milhões de pessoas. Nascido em Olinda (PE), o evento busca ocupar o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa.
Programação completa:
Terça (16)
Cidade das Artes
Avenida das Américas, 5300, Barra
18h: Manuel de Oliveira (Sala Eletroacústica)
19h: Bruno Capinan (Teatro de Câmara)
19h30: Mario Lucio & Os Kriols (Grande Sala)
20h30: Piazzolla Octeto Electrónico (Teatro de Câmara)
21h: Lakecia Benjamin (Grande Sala)
22h: Don Letts DJ set (Sala Eletroacústica)
22h30: Jupiter & Okwess (Grande Sala)
Quarta (17)
Estação NET Botafogo (sala 1)
Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo
16h
As Canções de Amor de Uma Bicha Velha, de André Sandino Costa
É d’Oxum – A Força Que Mora N’água, de Dayane Sena
Letrux: Viver é Um Frenesi, de Marcio Debellian
Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro
18h
Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa + Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
20h
Rebel Dread, de William e Badgley
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui