Uma tela de cinema de proporções monumentais. É nisso que o Morro Dois Irmãos vai se transformar neste fim de semana, graças ao Projeta Rocinha.
Sem sair de suas casas, os moradores da favela vão poder assistir a filmes, clipes, intervenções poéticas e mensagens de conscientização. A projeção, direto nas rochas, terá o tamanho equivalente a cinco edifícios de 18 andares lado a lado (50 metros de altura por 90 de largura.). O som poderá ser acessado via streaming e com apoio da rádio comunitária local.
+ Shopping na Barra se transforma em Parque de Dinossauros drive-in
De sexta (22) a domingo (24), sempre a partir das 19h, serão exibidos três longas brasileiros de sucesso: Minha Mãe É Uma Peça 3, Gonzaga: De Pai Para Filho e Fala Sério, Mãe.
As sessões serão antecedidas por curtas-metragens, a exemplo de Janelas Daqui, de Luciano Vidigal, sobre os impactos da Covid-19, Alma Crespa, de Paulo China e Rebecca Joviano, sobre o feminismo negro, e Rã, de Ana Flávia Cavalcanti e Julia Zakia, que aborda união, afeto e coletividade.
+ Mangueira ocupa o MAM com oficinas paralelas a homenagem a Hélio Oiticica
Completando a programação, clipes de artistas da música brasileira vão preencher a enorme tela. Já estão confirmados os vídeos de Pra Dizer Adeus, Sonífera Ilha e Enquanto Houver Sol, dos Titãs, além de trabalhos de Liniker e os Caramelows, Majur e Luthuly.
+ Julia Mestre vai homenagear Rita Lee em festival on-line
“Os 100 000 moradores da Rocinha viverão a experiência de presenciar a maior projeção da América Latina, assistindo a conteúdos afirmativos que surgiram do vulcão de criatividade e atitude da própria favela, a vida que reluz na Rocinha”, diz Mariana Marinho, diretora do evento.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A programação completa pode ser acessada pelo perfil do Instagram @projetarocinha.