Nesta quinta (11), os cariocas poderão entender melhor como é a rotina dos moradores da maior favela da América Latina. A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, recebe uma mostra audiovisual em que serão apresentados quatro curtas documentais, um curta de animação e dezenas de fotografias. Os trabalhos foram produzidos pelos alunos do projeto Regiões Narrativas ao longo de todo o ano de 2014.
Entre os fatos retratados, estão situações pouco conhecidas por quem não mora no local, como a Via Sacra da Rocinha, que acontece há 21 anos e é encenada por atores da comunidade; ou ainda a cultura do funk na favela e sua proibição em comunidades pacificadas.
Além da mostra, a programação inclui um debate, às 16h30, sobre as linguagens audiovisuais como instrumentos de novas maneiras de perceber e narrar o mundo, com a presença do cineasta Cavi Borges, da animadora Claudia Bolshaw e do fotógrafo Ratão Diniz.
+ Veja outras atrações gratuitas na cidade
Confira abaixo a programação completa do evento:
16h – Visita mediada (programada para os alunos da Oficina) à Biblioteca Parque do Estado
16h30/ 18h30 – Mesa de debate com Cavi Borges (cineasta, produtor e empresário de cinema); Claudia Bolshaw (Núcleo de Arte Digital e Animação/PUC RJ); e Ratão Diniz (fotógrafo do Observatório de Favelas /Imagens do Povo)
18h30 – Exibição dos curtas produzidos pelos alunos do Regiões Narrativas 2014
- O mundo de Maria – Aborda a temática da acessibilidade na Rocinha. O vídeo acompanha o dia de uma menina cega que vive e transita pela Comunidade, tratando os desafios que a menina enfrenta cotidianamente.
- Via Sacra na Rocinha – Aborda a cultura na Rocinha. O vídeo trata da realização da Via Sacra na Comunidade, acompanhando a apresentação e entrevistando os atores que participam do evento anual.
- Edir Caseiro, uma vida para a cidadania – Aborda a temática da educação na Rocinha. O vídeo conta a história de uma professora da Rocinha que dedicou sua vida ao ensino na Comunidade e faleceu em 2013. Seu trabalho foi homenageado pelos moradores ao nomear a creche inaugurada recentemente.
- Não deixa o Funk morrer – Aborda a temática da cultura na Rocinha. O vídeo trata do Funk na Comunidade, das dificuldades que os artistas vivenciam atualmente com a burocratização das expressões culturais e a proibição das festas na região.
- Marcas da Desilusão – Animação produzida por toda a turma da oficina.
19h – Confraternização – Projeção simultânea das fotografias produzidas no Regiões Narrativas 2014
A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro.