Com uma nova geração de diretores, roteiristas e jovens talentos, o cinema libanês, que vem angariando prêmios em festivais como os de Cannes e Toronto, é o foco da mostra mostra Este é o Líbano, que começa nesta quinta (23) com um panorama da produção cinematográfica contemporânea do país. Até o dia 29, vinte filmes serão exibidos gratuitamente no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, entre eles o inédito O Insulto, cotado para concorrer ao Oscar 2018 de filme estrangeiro, que abre a programação às 21h. O longa trata de uma disputa judicial entre um cristão libanês e um palestino refugiado.
Poderão ser vistos ainda filmes como Peur de Rien, de Danielle Arbid, e Waves ‘98, de Ely Dagher, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2015 de melhor curta-metragem, além das comédias de costumes Solteira, Casada, Divorciada, de Elie Khalife, Solitaire, de Sophie Boutros, e Halal Love, de Assad Fouladkar. Os elogiados documentários The Lebanese Rocket Society, de Khalil e Joanna Joreige, e Ya Omr, de Hady Zaccak, e os premiados Out of Life, de Maroun Baghdadi, e West Beirut, de Ziad Doueri, mesmo realizador de O Insulto, também estão na programação.
Realizado pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL), o evento vai receber produtores, diretores, roteiristas e artistas libaneses, que vão participar de debates com o público em algumas sessões. Paralelamente, a Casa de Cultura Laura Alvim vai abrigar um encontro musical entre Pedro Luis e a Parede e o consagrado percussionista e compositor Rony Barrak, que mantém viva a tradição da darbouka, instrumento típico árabe, que se apresentam na segunda (27) com integrantes do Monobloco. O espaço em Ipanema terá também uma exposição de pôsteres de filmes libaneses, com 30 cartazes que apresentam a estética cinematográfica do país desde a década de 1940, até o dia 30.
As inscrições para as sessões de cinema e a exposição, também gratuita, devem ser feitas pelo site www.esteeolibano.com.br.