Continua após publicidade

Mostra no IMS celebra fotógrafo que clicou mudanças no Brasil nos anos 50

Além das imagens, garimpadas em um acervo de 35 000 negativos, Arquivo Peter Scheier exibe documentos, revistas e objetos pessoais do alemão

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 18 jun 2021, 17h53 - Publicado em 18 jun 2021, 06h53
Fotografia de Peter Scheier em preto e branco mostra mulheres atravessando a rua muito bem vestidas
Arquivo Peter Scheier: fotógrafo se mudou para o Brasil no fim dos anos 30, fugido do regime nazista, e documentou mudanças vividas pelo país (Peter Scheier/Instituto Moreira Salles)
Continua após publicidade

Peter Scheier (1908-1979), assim como tantos outros judeus refugiados do regime nazista, aportou no Brasil em 1937 e precisou se reinventar. Na Alemanha, ele trabalhava como comerciante, e, logo no início da jornada nos trópicos, se apaixonou pela fotografia.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Com uma câmera na mão, o europeu documentou as transformações sociais vivenciadas por aqui nas décadas de 40 e 50, os chamados Anos Dourados, além da construção de Brasília e da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951.

Além das imagens, garimpadas em um acervo de 35 000 negativos, a mostra Arquivo Peter Scheier exibe documentos, revistas e objetos pessoais.

Um dos destaques é a coleção de vinte álbuns originais, produzidos em papel fotográfico, nos quais o alemão editava seus trabalhos profissionais e pessoais.

Continua após a publicidade

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Mostra no IMS celebra fotógrafo que clicou mudanças no Brasil nos anos 50 Ter. a sex., 12h/16h30. Sáb. e dom., 10h/16h. Grátis. Até 31 de outubro. Outras informações no site da instituição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.