Continua após publicidade

Mostra presencial reúne os melhores filmes do ano na opinião de críticos

Além disso, a partir desta quarta (19), será possível assistir a produções árabes dirigidas por mulheres em festival on-line e gratuito

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 18 Maio 2021, 13h07 - Publicado em 18 Maio 2021, 12h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Duas atrizes de testas coladas, roupas de época numa praia
    Melhor do ano: francês Retrato de Uma Jovem Em Chamas foi eleito o preferido dos críticos cariocas (./Divulgação)

    Evento esperado – e disputado – pelos cinéfilos cariocas, o Melhores Filmes do Ano, organizado pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), acontece de forma presencial até o dia 28 de maio, no cinema João Uchoa, na Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido.

    Apesar de todas as mudanças trazidas pela pandemia, os críticos se reuniram para deliberar e escolher democraticamente os melhores filmes do ano, as homenagens e os destaques. Foram necessários quatro turnos de votação até o veredito.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    O francês Retrato de Uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma (França, 2019), foi eleito o melhor filme do ano.

    Continua após a publicidade

    Os outros nove títulos são: 1917, de Sam Mendes; Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, Destacamento Blood, de Spike Lee, Joias Brutas, de Benny Safdie e Josh Safdie, O Farol, de Robert Eggers, O Homem Invisível, de Leigh Whannell, O Som do Silêncio, de Darius Marder, Pacarrete, de Allan Deberton e Soul, de Pete Docter e Kemp Powers.

    As homenagens póstumas serão para o diretor José Mojica Marins – o popular Zé do Caixão -, o compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone, nascido na Itália, e os atores Flávio Migliaccio, Kirk Douglas e Sean Connery.

    + Seis restaurantes recém-chegados ao delivery. E o que pedir em cada um deles

    Continua após a publicidade

    O título de melhor iniciativa cinematográfica de 2020 foi concedido ao produtor cultural e diretor Cavi Borges, pela abertura do Espaço Cultural Cavideo e da Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro, ambos nas Casas Casadas, em Laranjeiras, e campanhas de arrecadação de alimentos nestes tempos tão difíceis.

    As sessões, gratuitas, acontecem diariamente, às 15h e às 17h (com algumas exceções). Os ingressos são retirados na portaria do cinema. Confira a programação no Instagram.

    Rua do Bispo, 83, Rio Comprido. Grátis. Até 28 de maio. Outras informações pelo site.

    Continua após a publicidade

    + Gerald Thomas sobre teatro on-line: “Não posso romantizar uma necessidade”

    Cinema árabe feminino.

    Entre 19 de maio e 27 de junho, as

    Continua após a publicidade

    Produções cinematográficas árabes dirigidas por mulheres estarão na segunda edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que começa nesta quarta (19), totalmente on-line.

    A seleção é composta por mais de 40 filmes de diversos formatos e gêneros – curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – de países como Egito, Líbano, Palestina  e Sudão, por exemplo.

    + Rio regulariza vacinação com Coronavac

    Continua após a publicidade

    O festival é 100% gratuito e os filmes serão exibidos virtualmente no site. A programação também inclui debates, mesas redondas e uma masterclass com a diretora palestina Larissa Sansour, conhecida por dirigir longas de ficção científica. Haverá também um tributo à  diretora libanesa Jocelyne Saab (1948-2019).

    A curadoria desta edição é das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman e contempla produções com temas diversos como questões políticas, críticas sociais, conflitos familiares, utopias, amizades e masculinidades. A programação está disponível no site.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.