Estreia nesta quarta (3) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a mostra Sonora: John Williams, um panorama da carreira do compositor estadunidense no cinema, com a exibição de 27 longas-metragens, de diversos gêneros e épocas. São trilhas que se tornaram clássicas, como as de Superman: O Filme (1978), E.T. – O Extraterrestre (1983) e Guerra nas Estrelas (1977). Prestes a completar 90 anos, em fevereiro de 2022, Williams é o artista vivo com mais indicações ao Oscar e o segundo de toda sua história, perdendo apenas para Walt Disney.
+ Navio laboratório Tara aporta no Rio para debater a preservação dos oceanos
Ele trabalhou com diretores como Alfred Hitchcock, Clint Eastwood, Oliver Stone, Robert Altman e Brian de Palma, entre muitos outros. Fez a música de quase todos os filmes de Steven Spielberg, entre eles Tubarão (1976), Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Jurassic Park (1993) e E.T., todos integrantes da mostra. A seleção traz também obras raras, como Como Roubar Um Milhão de Dólares (1966), de William Wyler, uma das primeiras trilhas sonoras de Williams para o cinema.
+ Feira do Lavradio promove jazz e festival literário em novembro
Curador do evento, Rafael Bezerra observa que John Williams é um compositor que conseguiu criar temas que vão muito além do cinema. “Suas obras são tão marcantes que as pessoas gostam de ouvir em casa, no fone de ouvido e até mesmo num concerto de uma orquestra. São incontáveis as orquestras pelo mundo que apresentam suas músicas, incluindo a OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira”, aponta ele. “Ele tem um dom extraordinário de fazer a gente lembrar tanto do filme quanto da música desse filme. É impossível dissociar Guerra das Estrelas de sua trilha sonora, por exemplo, enquanto existem filmes que amamos, mas nem lembramos da trilha”, pontua.
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. É preciso retirar o ingresso pelo https://www.eventim.com.br. Grátis. Até 29 de novembro. Programação completa no www.ccbb.com.br
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui