Pega a pipoca! Mostras de cinema em cartaz vão de curtas a Rita Hayworth
Programação traz ainda retrospectivas dos cineastas Petrus Cariry e Luiz Rosemberg Filho, além da trilogia de longas Operação Sonia Silk
Mostra de Cinema Ifé
Último dia da terceira edição da mostra, que apresenta curtas de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+ do Brasil, além de painéis. Às 16h30, serão exibidos os curtas do Programa 03: Memória, Diáspora e Reinvenção: Minha Casa Minha Encruzilhada, Quando Meu Primeiro Gradiente Voltar a Funcionar, de Fernando Porto; Suellen e a Diáspora Periférica, de Renaya Dorea; Remendo, de Roger Ghil; e Alexandrina — Um Relâmpago, de Keila Sankofa. Às 20h30, o Programa 4: Alteridades e Fabulações dissidentes apresenta os curtas As Lavadeiras do Rio Acaraú Transformam a Embarcação em Nave de Condução, de kulumym-açu; Amaro, de Otávio Conceição; À Sombra do Mar, de João Vitor Pires; Perpétuo, de Lorran Dias, e Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles.
Cinema Nosso. Rua do Rezende, 80, Lapa. Sex. (29), 16h30 e 20h30. Grátis. É preciso retirar ingresso pelo Sympla.
Operação Sonia Silk 10 Anos
Nos anos 70, os diretores Júlio Bressane e Rogério Sganzerla estiveram à frente da produtora Belair, voltada ao chamado cinema marginal, com filmes baratos e repletos de experimentalismo. Buscando resgatar esse espírito, os diretores Bruno Safadi e Ricardo Pretti se juntaram à atriz Leandra Leal para produzir Operação Sonia Silk, uma trilogia de longas batizadas a partir da personagem principal do filme Copacabana Mon Amour, de Sganzerla. No filme original, Sonia Silk (Helena Ignez) é uma mulher que sonha em se tornar cantora da Rádio Nacional enquanto se prostitui para sobreviver. Os longas da trilogia, de 2013, serão exibidos na Cinemateca do MAM: O Rio Nos Pertence, às 15h40; o Uivo da Gaita, às 17h20; e O Fim de uma Era, às 19h.
Cinemateca do MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Dom. (1), 15h40, 17h20 e 19h. Grátis ou contribuição voluntária. É preciso retirar o ingresso pelo site do MAM.
Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia
Todos os sete longas-metragens do diretor cearense serão exibidos nessa mostra, que marca a abertura do cinema da Caixa Cultural. Petrus Cariry é conhecido pela representação do tempo e da realidade de forma poética em suas obras. Entre os destaques da programação, está o filme Mais Pesado é o Céu, seu trabalho mais recente e inédito, que conquistou quatro prêmios no Festival de Gramado deste ano e será exibido no dia 6 de outubro, às 18h. No sábado (30), O Grão será exibido às 16h, e Mãe e Filha, às 18h. No domingo (1), às 16h, a atração é o longa O Barco. A programação completa está neste link.
Caixa Cultural. Rua do Passeio, 38, Centro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes de cada sessão. De 30 de setembro a 6 de outubro.
Retrospectiva Rô 80
A mostra homenageia os 80 anos de nascimento de Luiz Rosemberg Filho (1943-2019), conhecido como Rô entre os amigos, importante nome do cinema experimental brasileiro. Nesta sexta (29), serão exibidos os longas Imagens e Dois Casamentos. No sábado (30), o longa A$suntina das Amérikas e o curta Afeto. No domingo (1), acontecem as sessões do longa Crônica de Um Industrial e o curta O Discurso das Imagens.
Estação NET Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88, Sala 3. Sessões às 19h. R$ 15,00. Ingressos pelo Ingresso.com. Até 4 de outubro.
Rita Hayworth — 105 Anos da Deusa do Amor
Uma das maiores estrelas da Era de Ouro de Hollywood tem é tema de uma mostra no Estação Net Botafogo às vésperas de seu aniversário de nascimento. Nesta sexta (29), serão exibidos Sangue e Areia, às 19h, e Bonita Como Nunca, às 21h10. Sábado (30) é a vez de Modelos, às 19h, e Gilda, filme noir que a consagrou como femme fatale, às 21h. No domingo (1), os longas são Quando os Deuses Amam, às 19h, e o clássico A Dama de Shanghai, de Orson Welles, com quem Rita foi casada, às 21h.
Estação NET Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88, Sala 2. Duas sessões diárias: 19h e 21h. R$ 14,00. Ingressos pelo Ingresso.com. Até 4 de outubro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui