Bere
Uma das três mostras que inauguram a temporada de 2022 do Centro Cultural Correios é Identidade Coletiva II, do artista plástico Bere, que abre nesta quinta (20). Utilizando acrílico sobre tela, spray e caneta Posca, ele cria personagens inspirados nas fotografias 3×4, que se tornaram sua marca registrada. O uso da cor, as linhas marcantes e texturas delicadas são algumas características de seus trabalho. A exposição atual, que tem curadoria de Carlos Bertão, é uma continuação de Identidade Coletiva, lançada por ele em de setembro de 2019 no mesmo espaço.
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Abertura: Qui. (21), 17h. Visitação: Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 19 de março.
Carlos Formiga
Abstracionismo Gráfico, de Carlos Formiga, com curadoria de Carlos Bertão, traz imagens abstratas clicadas pelo fotógrafo, em maioria contemporâneas. Trabalhando com composições abstratas, com presença de um marcante grafismo, o autor, que foi aluno de Walter Firmo, sempre busca captar o detalhe de um todo. Fotografa sem planejamento em busca do inusitado. A abertura é nesta quinta (20).
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Abertura: Qui. (21), 17h. Visitação: Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 19 de março.
J. Borges
A partir deste sábado (22), o MAR recebe a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura. Patrimônio Vivo de Pernambuco, o artista é um dos maiores nomes dessa técnica no país. A mostra apresenta 40 xilogravuras, sendo 10 obras inéditas, 10 matrizes inéditas e as 20 obras mais importantes da sua carreira. Além disso, conta com um espaço voltado à literatura de cordel, à qual J. Borges também se dedica há mais de 50 anos. A mostra também exibe uma cinebiografia sobre vida e obra do artista, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h. R$ 10,00 (meia-entrada) e R$ 20,00. Ingressos pelo museudeartedorio.org.br. Até 31 de março.
José Antonio de Lima
A individual Orgânicos reúne obras do artista em diversos suportes: pinturas, desenhos e objetos, em variadas técnicas e materiais moldados, costurados e oxidados, incluindo colagens, tecidos, pó de ferro, tinta a óleo, nanquim e arames. Com cocuradoria de Edson Cardoso e Cota Azevedo, a mostra tem cerca de 40 obras em linguagem abstrata, incluindo trabalhos de colorações terrosas e ferrosas e em preto e branco, caso de suas criações mais recentes. Abertura nesta quinta (20), às 17h.
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Abertura: Qui. (21), 17h. Visitação: Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 13 de março.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui