O espaço das mulheres no mundo dos jogos foi um dos temas em destaque no primeiro dia do Rio2C, o maior evento de inovação e criatividade da América Latina, realizado entre os dias 26 de abril e 1º de maio na Cidade das Artes, na Barra. No painel “Game + Elas”, apresentado no palco BrainSpace, nomes de diferentes setores da indústria foram convidados para discutir as diferenças, oportunidades e polêmicas no mercado de trabalho, o desrespeito e o preconceito no ambiente on-line, além do poder feminino dentro e fora dos games.
+ O maior encontro de inovação da América Latina tem início no Rio
Participaram da conferência Carlos Antunes, Head de eSports da RIOT Games, Anna Carolina Martins Teixeira, diretora de marketing da Mondelēz International (Trident) e Nicolle CherryGumms, ex-jogadora profissional, influenciadora digital, dona e CEO da organização de eSports Black Dragons.
“Quando entrei no cenário de games e esports, tive que enfrentar muitos desafios. Felizmente eu recebi ajuda no início, mas ainda assim existiram situações onde meu profissionalismo era colocado à prova pelo simples fato de ser mulher. Por isso, eu sempre quis criar um espaço mais inclusivo pra nós, e sempre trabalhei muito para que a Black Dragons fosse reconhecida como pioneira nesse sentido”, conta a CEO da organização.
A Black Dragons criou suas lines (equipes de jogadores) exclusivamente femininas em 2019, quando ainda existiam poucas na cena. “Continuo com o objetivo de trazer mais reconhecimento para as mulheres no universo dos games em tudo o que faço, dentro ou fora da Black Dragons, como empreendedora. Acredito muito que precisamos olhar umas pelas outras e hoje fico imensamente feliz de reconhecer que o cenário atual já está diferente e bem mais acolhedor do que quando comecei”, completou Nicolle.
A relevância dos games, tanto como ferramenta de inclusão quanto como plataforma de ascensão social, está entre os temas abordados nesta edição. Recentes casos de assédio, discriminação de gênero e preconceito alertaram a comunidade para a necessidade de se levar mais a fundo o debate sobre o assunto, e desenvolvedores, ligas, influenciadores e times têm se unido para jogar luz no tema, criar condições favoráveis e incentivar a inclusão no universo gamer.
+ MAR de Música tem nova edição com show gratuito de Bala Desejo e Rubel
No painel “Game+ Diversidade: a busca por equidade e inclusão de minorias”, realizado no palco ScreeningRoom, Bárbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo Brasil, Henrique Ramires, diretor artístico da Mynd8, e a apresentadora e comentarista Maah Lopez conversaram sobre os desafios da importância da diversidade para a narrativa gamer, tanto por meio de personagens, quanto no próprio mercado de trabalho.
“Eu não achei que teria esse papel, mas quando entrei nesse mercado vi que não tinha representatividade. Precisei provar muito mais o meu valor por ser mulher, negra e LGBTQIA+. Acho que o meu aprendizado com tudo isso foi perceber que não dá pra esperar que o outro faça por você”, explicou Maah Lopez.
Outros painéis também contam com participação feminina e discussões sobre diversidade nos próximos dias de programação. A grade completa do Rio2C está disponível no site: https://www.rio2c.com/programacao.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui