O Museu Aeroespacial abre as portas ao público neste fim de semana para celebrar o “Mês da Asa”, que marca as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, com o maior evento aéreo do Rio. Com entrada gratuita, o MUSAL Airshow terá exposição de aeronaves históricas, demonstrações aéreas, oficinas educativas, balonismo e outras atividades.
+ Festival Hacktudo tem oficinas, mostras imersivas e até Van Gogh hi-tech
Nos dois dias, o público poderá conferir atrações como: demonstrações das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira; lançamentos de paraquedistas da Equipe “Falcões” da FAB; aeronaves civis acrobáticas, como o RV-8 do Comandante Ferrari; a Esquadrilha CEU, o avião T-6 da Hangar 33 e outro North American T-6 do Cmte Yuri Albrecht, os Super Decathlon da Esquadrilha ACRO; e uma exposição histórica de aviões.
Os visitantes poderão explorar todo espaço expositivo do museu, que viaja pela história da aviação por meio de diversas salas temáticas, que enaltecem fatos históricos e personalidades marcantes. A campanha da FAB na 2ª Guerra Mundial, a atuação das mulheres na aviação e as criações de Santos Dumont são alguns dos destaques. Mais de 70 aeronaves históricas também estão expostas, como a Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; o P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a 2ª guerra; entre muitas outras.
A programação também conta com oficinas educativas do SESC para todas as idades, parque de diversões, exibição de filmes históricos, demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio, contação de história e teatro de fantoches para a criançada, música comandada por DJ, ampla praça de alimentação, entre outras atrações. A expectativa é que o evento receba mais de 100.000 visitantes nesta edição.
No sábado (28), o Musal também disponibilizará de forma inédita o Espaço Azul, um ambiente destinado às crianças (02 a 12 anos) com Transtorno de Espectro Autista (TEA). É necessário realizar o cadastro prévio no site para participar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Haverá estacionamento nas proximidades, incluindo vagas especiais para pessoas com deficiência. O Musal também convida o público a levar um quilo de alimento não-perecível para entrada no evento. As doações serão destinadas ao Instituto “Casa Viva”, organização que atende às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Avenida Marechal Fontenelle, nº 2000, Campo dos Afonsos. 28 e 29/10, 9h/17h. Grátis. https://www.fab.mil.br/musal