Museu do Amanhã oferece programação de caminhadas históricas
Um dos percursos inclui oficina de horta e de sementes crioulas
Que tal conhecer o Rio caminhando? A Primavera dos Museu, evento realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), promoverá, junto com o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e o Museu da Cidade, caminhadas com percursos que marcam a passagem do tempo na Cidade Maravilhosa. A programação acontece neste sábado (23) e domingo (24), e é gratuita. Os interessados podem se inscrever no site.
Confira a programação:
23 de setembro
9h – 17h | Cais do Valongo + Museu do Amanhã + MAR Caminhada por 1000 anos: Realização de caminhadas com percursos entre museus municipais como forma de experimentar a passagem do tempo, identificar diversas memórias e histórias da construção da cidade do Rio . Das 9h às 12h, o percurso inclui Cais do Valongo – referente à matriz africana – até o Museu do Amanhã. Das 14h às 17h, será abordada a matriz indígena a partir da visita às hortas do Museu do Amanhã e MAR.
13h – 18h | Museu do Amanhã + MAR Estação Natureza + Horta do Amanhã: Oficina de horta em contexto urbano e sementes crioulas típicas de culturas indígenas e africanas. A proposta é a integração da obra Estação Natureza, da exposição Dja Guata Porã, em cartaz no MAR e a Horta do Amanhã, instalada na lateral do Museu do Amanhã.
24 de setembro
09h – 15h | MAR + Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro Caminhada por 1000 anos: Dando sequência às caminhadas, neste dia o percurso faz referência à construção da cidade do Rio de Janeiro. O trajeto sai do MAR e segue em direção Museu da Cidade, o percurso inclui peças do acervo do MAR, álbuns de fotografias, visita a exposições e piquenique. A caminhada chega até a entrada da Vila Parque da Comunidade.