Museu do Amanhã.
Alçada ao rol de cartões-postais cariocas desde dezembro de 2015, a estrela que repousa plácida sob o espelho de água é uma instalação do celebrado artista americano Frank Stella. Puffed Star II (foto) tem vinte pontas e 6 metros de diâmetro e, antes de ser doada ao museu pelo artista, brilhava em Nova York.
Praça Mauá, 1, Centro. Qui. a dom., 10h/17h. R$ 30,00. Outras informações no site do museu.
Museu Histórico da Cidade.
Encravada nos 470 000 metros quadrados do Parque da Cidade, a instituição abriga, ao ar livre, estátuas de mármore que representam as deusas gregas Ártemis e Afrodite e uma fonte de água fabricada em Paris em 1872. Destaque também para uma colubrina, espécie de canhão, que data do século XVIII.
Estrada Santa Marinha, Gávea. Qui. a dom., 9h/16h. Grátis. Mais detalhes no site da instituição.
Museu da República.
Reabertos ao público em maio, os jardins do palácio são um convite a longos respiros. Pouca gente repara, mas as esculturas de animais e crianças (foto), feitas de ferro e posicionadas próximas ao lago, representam os cinco continentes.
Rua do Catete, 153 (entrada pela Rua Silveira Martins). → Ter. a dom., 8h/16h. Grátis. Informações adicionais no site.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Casa Roberto Marinho.
A charmosa e bem cuidada área externa da mansão guarda pérolas da arte moderna e contemporânea. Destaque para duas esculturas de bronze de Maria Martins (foto) e instalações de Raul Mourão e Carlos Vergara. Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho. Ter. a dom., 12h/18h. R$ 10,00. Informações complementares pelo site.
MAM Rio.
Projetado por Burle Marx (1909-1994), o jardim modernista da instituição, por si só uma obra de arte, também é palco de quatro grandiosas esculturas de Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Angelo Venosa e Haroldo Barroso. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Qui. e sex., 13h/18h. Sáb. e dom., 10h/18h. Grátis. Outros detalhes pelo site da instituição.