São dez os quesitos que valem pontos em um desfile de escola de samba. E, neste ano, quatro (e não cinco) julgadores para cada um deles. A Liga Independente (Liesa) reduziu de cinquenta para quarenta o número de jurados, determinou que daqui para frente as notas só podem variar de 9 a 10, e chegou à conclusão de que o mais justo é descartar apenas a menor nota de cada quesito, e não a menor e a maior, como vinha ocorrendo.
Vê-se que algumas regras mudaram bastante, porém o conceito básico permanece. Existem manuais que informam o relevante em cada um dos quesitos, mas tudo está sempre sujeito à avaliação subjetiva de cada jurado. Além de desfilarem com garra e técnica, tentando zerar os erros que quase sempre acontecem naqueles 800 metros de chão, as agremiações têm ainda de seguir certas normas, que há vários carnavais se repetem. Entre elas estão os tempos mínimo e máximo a ser cumpridos: o desfile deve ter entre 65 e 82 minutos, e qualquer desvio dentro desse limite significa punição, no caso perda de pontos. Há também particularidades geralmente imperceptíveis ao grande público, mas que são vigiadas de perto pelos chamados ?fiscais de itens obrigatórios?, como o número de componentes da bateria (menos de 200 não pode) e da ala das baianas (setenta no mínimo), e se existe merchandising fora dos padrões permitidos – qualquer propaganda deve ser posta somente na camiseta dos empurradores das alegorias ou nos instrumentos musicais. Gente desfilando nua é algo proibido, e, se acontecer, a agremiação também perderá pontos preciosos.
Ao lado, algumas dicas sobre o que deve ser observado em cada quesito. Virando a página, o leitor vai encontrar um quadro para preencher, dando a própria nota para cada uma das treze concorrentes deste ano – elegendo, dessa forma, a campeã dos seus sonhos. Será que o resultado baterá com o do júri oficial? Isso só na tarde da Quarta-Feira de Cinzas é que se saberá.
Os 10 quesitos
Alegorias
Olho na criatividade e na beleza dos carros, que devem ter significado dentro do enredo.
Bateria
Fazer paradinhas e paradonas virou moda, mas importante mesmo é manter a cadência.
Comissão de frente
Fora as papagaiadas, o grupo tem de apresentar a escola ao público.
Conjunto
Aqui vale a impressão geral que a escola passou. É o quesito do ?estava bonita??.
Enredo
Se você olhou para a pista e entendeu o que viu, é bom começo para se dar uma nota 10 neste quesito.
Evolução
Tire décimos da escola que desfilar com buracos sem gente ou com carros que emperram.
Fantasia
Além de bonitas, elas devem se adequar ao enredo. E não podem despencar pelo caminho, claro.
Harmonia
Se perceber gente que não sabe a letra do samba, e alas meio chochas, dê nota baixa.
Mestre-sala e porta-bandeira
Contam muito o entrosamento e as mesuras. Nada de quedas.
Samba-enredo
Uma letra com riqueza poética e melodia com variados desenhos rítmicos são o ideal.