Além da Pedra do Sal, do Cais do Valongo, da Fortaleza da Conceição e de outras relíquias históricas datadas da época da fundação da cidade, os cariocas e turistas que visitam a Região Portuária agora podem contar com mais uma atração no local: o Observatório do Valongo acaba de ser aberto à visitação e está à disposição dos interessados em praticar o milenar hábito de observar o céu.
+ Dez motivos para visitar o Morro da Conceição
Fundada em 1881, a instituição reúne equipamentos de grande valor histórico – entre eles, o telescópio mais antigo do país – e ocupa o local no Morro da Conceição desde a década de 1920, funcionando hoje como campus do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A decisão de abrir as portas ao público foi tomada justamente para atender a demanda da população que, com o aumento do movimento da região devido à revitalização do Porto, insistia em visitar o observatório.
Confira as principais atrações do local:
Luneta Pazos
Construído em 1876, o mais antigo telescópio em funcionamento no Brasil é uma das principais atrações do local e está instalada na cúpula chamada de Casa das Bruxas, pela forma cônica do teto. O instrumento foi criado na Officina de Óptica e Instrumentos Scientíficos de José Hermida Pazos, um espanhol com escritório na Rua do Hospício (que hoje é a Rua Buenos Aires), no Centro. Na propaganda da casa, que fabricava binóculos e aparelhos ópticos, havia o aviso de que o local era visitado por D. Pedro II e seu genro, o Conde D’Eu, marido da princesa Isabel.
Visitas noturnas
Todas as primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, além da programação regular, há visitação noturna para observação do céu. O programa começa assim que escurecer, por volta das 18h30, e termina às 21h30.
Telescópio Cooke
Com quase 6 metros de comprimento, é o maior telescópio do observatório e o terceiro maior do Brasil – durante quase toda a primeira metade do século XX, foi o maior do país. O público também pode visitar a cúpula do telescópio alemão Coudé.
+ Projeto promove caminhada gratuita no Centro do Rio
Biblioteca
O espaço conta com a Biblioteca Prof. Silio Vaz, que tem por objetivo principal atender os professores, alunos e pesquisadores dos cursos de Astronomia da UFRJ. O nome é uma homenagem a um dos professores do Observatório, que foi grande incentivador do espaço.
Museu
O observatório conta com dois espaços museológicos, em que é possível encontrar, respectivamente, equipamentos do século XIX e início do século XX. Entre os objetos expostos, estão estereoscópios, cronômetros, altímetros e barógrafos. Um dos destaques é um teodolito T4, usado para determinar coordenadas celestes. O instrumento foi adquirido da Alemanha em 1969, quando foi trocado por sacas de café.
Palestra
Ao fim de cada visita guiada pelas instalações do observatório, os visitantes podem assistir a uma palestra de divulgação científica com um astrônomo.
Jardim
No jardim do observatório, os visitantes podem conhecer instrumentos astronômicos antigos, incluindo os telescópios utilizados nas pesquisas e aulas práticas da instituição e o relógio de Sol, além de aprender sobre astronomia e a história do Observatório.
Mirante
A área externa do local com um mirante, de onde é possível contemplar a vista da região do Centro e Região Portuária, e ainda é possível ver o Cristo e o Pico da Tijuca.
SERVIÇO:
Observatório do Valongo – UFRJ
Endereço: Ladeira Pedro Antônio, 43, Centro.
Telefone: 2263-0685
E-mail: ov@astro.ufrj.br
Visitação: segunda a sexta, das 11h às 16h.
Sessão de cúpula: primeira e terceira quartas-feiras do mês.