Continua após publicidade

Oi Futuro reabre nesta quinta (5), com exposição de Luiz Zerbini

Centro cultural será transformado num imenso jardim-floresta com mais de 50 árvores e arbustos

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 5 nov 2020, 12h07 - Publicado em 2 nov 2020, 11h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Montada no Oi Futuro do Flamengo desde março, a exposição Campo Expandido, com obras inéditas de Luiz Zerbini, vai finalmente começar a receber visitantes a partir desta quinta (5).

    A mostra marca a reabertura do centro cultural ao público. Misturando tecnologia e ecologia, as instalações e intervenções impressionam pela grandiosidade. Uma grande árvore recebe os visitantes, que podem caminhar sobre o chão coberto de areia num ambiente composto por outras árvores, plantas medicinais e ornamentais e luz solar.

    Oi futuro Zerbini
    Área verde: exposição de Zerbini está montada no Oi Futuro do Flamengo desde março e só agora será aberta ao público (Oi Futuro/Divulgação)

    + Morte de Tom Veiga foi causada por AVC

    Adesivos coloridos e translúcidos cobrirão toda a fachada de vidro e a claraboia do Oi Futuro. para que a luz natural entre colorindo todo o ambiente. Esse trabalho remete às emblemáticas obras do artista feitas com molduras de slides e gelatinas.

    Continua após a publicidade

    “A proposta da exposição é pensar a natureza em relação ao futuro, evocando o passado. E o mesmo com a tecnologia, trazendo a interação para algo cotidiano, menos espetacular, mais reflexivo”, diz Luiz Zerbini.

    + Teatro Prudential terá festival de música independente ao ar livre

    O artista viajou diversas vezes para a Amazônia e se inspirou nos quintais das casas de comunidades ribeirinhas para montar a exposição. Usando diversos tipos de madeira, algumas peças recolhidas há anos, outras adquiridas mais recentemente, Zerbini fez a própria versão de mesas amazônicas, que servem de bancada para plantas, temperos e ervas medicinais.

    Continua após a publicidade

    As visitas devem ser agendadas por meio do site do Oi Futuro ou pelo telefone (21) 3131-3060. Há apenas três horários, com até duas horas de duração, disponíveis para as visitas. Ao final deste período, um sinal toca, pedindo para que os frequentadores saiam do espaço.

    Oi Futuro Zerbini
    Luiz Zerbini: mostra Campo Expandido ganhou elementos que se referem à pandemia (Oi Futuro/Divulgação)

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Nos monitores de televisão que ficam no térreo, será exibido um vídeo inédito, de 20 minutos, produzido durante a montagem da exposição. Com uma roupa especial, Zerbini anda no meio das plantas, enquanto luzes coloridas entram no ambiente. “É como se fosse um ser do futuro chegando e cuidando da floresta”, diz o artista, que usa uma roupa de apicultor e, por cima, uma veste criada por ele em conjunto com a estilista Isabela Capeto, inspirada nos trabalhos com slides coloridos.

    Na segunda galeria, passarelas de madeira levarão o público a interagir com a obra instalada no espaço, que forma um imenso jardim-floresta com mais de 50 árvores e arbustos, sendo a maioria delas palmeiras de diversas espécies. “Será como se o público estivesse entrando em uma floresta”, afirma o artista, que retirou as paredes que escondiam as janelas do espaço, deixando a luz natural entrar.

    “Fiz praticamente uma reforma no prédio para poder iluminar o espaço. Não é sempre que um artista consegue alterar o espaço de um centro cultural”, complementa o artista.

    Continua após a publicidade

    + Theatro Municipal terá concertos no palco, com transmissão on-line

    Oi Futuro Zerbini
    Oi Futuro: espaço ganhou lâminas coloridas nas janelas, criando um efeito visual impactante (Oi Futuro/Divulgação)

    As obras são construídas a partir de uma lógica proveniente da pintura que se desdobrou para o espaço em instalações imersivas. “Sempre recolhi objetos que me interessavam, e este interesse pode ser pela forma, pela cor ou pela lembrança de algo. Organizo os objetos e crio uma relação entre eles para fazer minhas pinturas, monotipias e obras de espaço. Quando o trabalho se expandiu para fora da tela, os elementos foram entrando na obra”, conta Zerbini.

    Continua após a publicidade

    Campo Expandido – Luiz Zerbini. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63. Abertura: quinta (5). Visitação: terça a domingo, de 11h às 13h, 13h30 às 15h30; 16h às 18h. Entrada gratuita. Agendamento pelo site. Até 13 de dezembro.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.