Pela primeira vez na América Latina, os quatro principais nomes da arte computacional mundial, Paul Brown, Harold Cohen, Ernest Edmond e Frieder Nake, exporão obras produzidas utilizando códigos gerados no computador – algumas delas têm mais de 40 anos. A mostra Códigos Primordiais, que começa segunda (15), no Oi Futuro, – com cerimônia de abertura marcada às 19h30 – e encerra no dia 16 de agosto, tem curadoria de Caroline Menezes e Fabrizio Poltronieri, e aborda a conexão entre a arte e a tecnologia. A entrada é franca.
+ Festa da Música traz atrações especiais à Fnac
Na sexta (19), a partir das 19h30, Paul, Ernest e Frieder participarão de um debate com o público – somente Harold não estará presente, por questões de saúde. Todos os quatro têm obras expostas em museus renomados internacionalmente, como a Tate Gallery e The Victoria & Albert Museum, em Londres, e Kusthalle Bremen, na Alemanha.
Entre os destaques da exibição no Oi Futuro, está o projeto Cidades Tangos, de Ernest Edmonds, que conecta diferentes cidades em tempo real – com a participação de artistas de dois municípios brasileiros, além de gente de outros endereços no mundo. Também chamará a atenção do público uma obra de Harold Cohen exposta ao ar livre, produzida especialmente para a casa carioca. Outros trabalhos exclusivos dos autores também comporão a exibição.