A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta terça (21), recomendações para viajantes que pretendem visitar o Brasil durante os Jogos Olímpicos. Entre elas, o órgão reafirma que grávidas não devem vit ára o país para evitar o risco de infecção pelo vírus da zika, relacionado à microcefalia. No entanto, faz a ressalva de que o risco de doenças transmitidas por mosquitos será menor durante o evento por conta do inverno.
+ Austrália distribuirá preservativos especiais contra Zika a atletas
Ainda assim, a orientação é que viajantes usem repelentes, escolham roupas que cubram a maior parte do corpo durante o dia e evitem áreas da cidade com falhas de saneamento básico, onde há mais risco de proliferação dos mosquitos transmissores de zika, dengue e chikungunya.
Os visitantes são aconselhados ainda a colocarem as vacinas em dia, de acordo com o calendário de vacinas de seus países de origem. A inumização deve ser feita entre 4 e 8 semanas antes da data da viagem. A vacinação contra influenza foi recomendada para pessoas com risco de complicações, a exemplo de idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças. O documento ressalta ainda que é preciso usar preservativos nas relações sexuais, consumir água engarrafada e alimentos bem cozidos ou refrigerados, a fim de evitar infecções gastrointestinais.