Debaixo dos caracóis do seu cabelo. Há cinco Carnavais, o Bloco das Cacheadas sai às ruas com sua bateria formada apenas por mulheres. Participa da trupe a rainha e idealizadora do cortejo, Zica Assis, fundadora da rede de salões Beleza Natural. O desfile também contará com a presença do casal de mestre-sala e porta-bandeira Jack e Vinicius Pessanha, da Unidos da Tijuca. Domingo (19), 10h/14h, Rua Barão de Mesquita (em frente ao Tijuca Off Shopping).
Batuque na cozinha. No melhor estilo “concentra, mas não sai”, o Põe na Quentinha? reúne chefs e apreciadores da boa mesa. A batucada visita marchinhas que fizeram história, e barraquinhas de grifes como Meza Bar, Petit Paulette, Pavão Azul e Sobrenatural vendem suas saborosas receitas no local. Sábado (18), 13h/21h. Rua Conselheiro Saraiva, 39, Centro (em frente ao Cine Botequim).
Sou cafona, mas tô na moda. Conhecido carinhosamente como “bloco brega”, o Fogo e Paixão encanta foliões ao som de hits do repertório de Wando, Rosana e Fagner, entre outros, juntando clássicos e novos sucessos do gênero. Separe a purpurina e escolha a dedo a fantasia para não destoar do restante da turma, que capricha nos figurinos. Domingo (19), 9h30/13h30, Largo de São Francisco de Paula, Centro.
Roça moderna. Maior bloco sertanejo do Rio, o Chora Me Liga sai uma semana antes do início oficial da farra e costuma arrastar nada menos do que 100 000 foliões no desfile pela orla de Copacabana. O clima é de micareta, com direito a cercadinho vip no cortejo. No domingo de Carnaval, 26, os cantores da agremiação comandam um baile no Jockey Club. Domingo (19), 7h30/14h. Avenida Atlântica, Copacabana (altura do Posto 5).
Para cantar juntinho. Sessão-nostalgia com boa dose de irreverência. É essa a proposta do desfile do Pipoca e Guaraná. Especializado em trilhas sonoras, o bloco interpreta composições famosas do universo da Disney e jingles célebres em arranjos bem brasileiros. Domingo (19), 16h/20h, Praça Afonso Pena, Tijuca.
Dia de rock, bebê. Estreante no Carnaval carioca, o bloco Não Deixe o Rock Morrer, concentrado em frente ao Bar Bukowski, mantém o perfil do som tocado na casa. A diferença para os outros blocos é a seguinte: os arranjos são próximos dos originais, nada de marchinhas. Rolling Stones, Pearl Jam e Nirvana são algumas das bandas homenageadas. Dia 27, 14h, Rua Álvaro Ramos, 270, Botafogo.
O lado divertido da força. Formado por dubladores, o Diversão Brasileira faz seu sexto Carnaval repleto de vozes bem conhecidas do grande público. Exemplo: o fundador do bloco, Rodrigo Antas, é o dublador de Bart Simpson. Em 2017, o tema será Star Wars. Dia 25, 14h/20h, Praça Comandante Xavier de Brito, Tijuca.
Morro e asfalto. Formado por antigos integrantes de bandas como Monobloco, Bangalafumenga e Rio Maracatu, o Carrossel de Emoções arrasta 200 000 foliões pela orla da Barra ao som de clássicos do funk. Com dezessete músicos, uma dezena de ritmistas e um DJ, tem como padrinho o cantor Buchecha e, como madrinha, a atriz Sheron Menezzes. Dia 25, 10h/13h (concentração às 8h), Avenida Lucio Costa, Barra (esquina com a Avenida Érico Veríssimo).
Sem preconceito. A caminho de completar uma década, o Toco-Xona promete entregar uma delirante miscelânea musical. Dezessete ritmistas, baixistas e guitarristas juntam no mesmo balaio sonoro marchinhas, axé, pop e rock internacionais. O repertório vai de Madonna a Queen. Dia 25, 17h/21h (concentração às 15h), Praia do Flamengo, altura do número 340.
Tributo ao Maluco Beleza. Toca Rauuuul! A frase folclórica, já escutada aos gritos em shows e festas, batiza o bloco que homenageia o eterno Maluco Beleza. Sobre o palco montado na Praça Tiradentes, faz um verdadeiro show tocando clássicos do mestre Raul Seixas (1945-1989) embalados por arranjos de funk, ska, reggae, baião e maracatu. Dia 26, 16h/20h. Praça Tiradentes, s/nº, Centro.
Tem nerd no samba. Dois universos aparentemente antagônicos — Carnaval e cultura geek — se encontram no divertido Marcha Nerd. Ponto de encontro de aficionados de quadrinhos, jogos eletrônicos, tecnologia e assuntos afins, o bloco ocupa a Praça Xavier de Brito, com integrantes fantasiados de super-heróis embalados por trilhas de séries como Pokémon, Dragon Ball Z e Power Rangers, em versão de samba e marchinha. Dia 26, 14h/18h, Praça Comandante Xavier de Brito, Tijuca.
Fab four. Um dos mais conhecidos na safra recente do Carnaval carioca, o Sargento Pimenta ganhou fama ao revisitar faixas consagradas dos Beatles em arranjos com gêneros brasileiros. All You Need Is Love vira ciranda, All My Love transforma-se em marchinha e Twist and Shout ganha o balanço de um afoxé. Criado em 2010, o grupo com treze músicos levou 180 000 pessoas para o Aterro do Flamengo no ano passado. A concentração, no dia 27, está prevista para as 8h, e o desfile começa às 10h, de novo no Aterro, entre o MAM e a Marina da Glória.