Um palacete quase centenário, antiga moradia da família do General Osório, sediará a primeira edição do Casa de Osório – Botafogo Festival, no próximo sábado (16) e domingo (17). O espaço abrirá suas portas para o evento gratuito, que reunirá nomes novos e já consolidados da moda, arte, gastronomia e economia criativa.
+ Bora rir! Teatros recebem Afonso Padilha, Paul Cabannes e Esse Menino
Com 1400 metros quadrados, a construção de dois andares em estilo neoclássico permaneceu fechada por anos. Em 2022, o casarão foi remodelado para abrigar um evento de arquitetura e decoração e agora está pronto para receber um novo festival. Inaugurada em 1926, a histórica residência foi projetada por G. Marmorat, o mesmo arquiteto que projetou o Palácio Petitt Trianon, sede da Academia Brasileira de Letras, em 1922. O imóvel, que pertence à Fundação Osório, ainda tem elementos preservados como a escadaria em mármore, a claraboia, as janelas, os pisos e o elevador.
No primeiro andar, o público poderá conhecer mais de 70 expositores. Haverá uma sala dedicada ao bem-estar, com marcas autorais de velas, difusores, óleos essenciais, cosméticos naturais e almofadas terapêuticas, que serão usadas nas massagens com a massoterapeuta Ilda Paliga. Registros com o Aterro do Flamengo, o Pão de Açúcar e as praias cariocas como protagonistas também estarão reunidos em uma exposição da fotógrafa Claudia Vidal.
A área externa abrigará um espaço gastronômico, com restaurante e drink bar. O evento ainda contará com música comandada por DJ e uma apresentação do grupo Quartinho Jazz no domingo (17), a partir das 16h. A entrada é permitida para os pets.
Rua São Clemente, 175, Botafogo. 16 e 17/9, 13h/19h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui