Ama ir ao teatro mas pretende ficar em casa nos próximos dias? Não se preocupe! O fim de semana terá diversas opções de peças de teatro para assistir pela internet. Ligue o computador (ou pegue o celular), escolha uma cadeira confortável e bom espetáculo!
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Tudo que Brilha no Escuro.
O solo audiovisual foi criado pelo diretor e dramaturgo Luiz Felipe Reis e pela atriz Julia Lund, marido e mulher, durante a quarentena e, após algumas apresentações em 2020, terá uma nova temporada a partir deste sábado (16). A dramaturgia é composta por memórias da atriz, textos de Reis e livres adaptações para obras do dramaturgo Pascal Rambert e do roteirista Jean-Claude Carrière. Ao longo de 50 minutos, Julia Lund vive uma mulher que, durante uma madrugada, visita lembranças reais e inventadas marcadas pelo fim de um relacionamento, em um processo de “troca de pele” e de busca por reinvenção existencial. Enfim, os clichês do amor são questionados e postos em xeque no monólogo.
Sábado, 20h. Domingo, 19h. A partir de R$ 20,00. Ingressos pela Sympla. Até 24 de janeiro.
+ Plano de combate à Covid-19 nas favelas vai apoiar 140 projetos
Novos Normais.
Muito se fala sobre o “novo normal”, mas a verdade é que esse conceito é muito amplo: a expressão da moda serve para detalhar a configuração atualizada das normal de contato social? Ou o termo abarca noções mais concretas, como o uso de máscaras e outros adereços de proteção quando saímos às ruas? Pensando nessas questões e em como o desejo se manifesta na nova configuração de vida, a companhia teatral Os Satyros – pioneira nos espetáculos pela internet – explora o tema na peça on-line Novos Normais: Sobre Sexo e Outros Desejos na Pandemia. O texto é de Ivam Cabral e de Rodolfo García Vázquez, que também dirige o projeto.
Sábado e domingo, 18h. Grátis. Acesso pela Sympla. Até 21 de fevereiro.
+ Jardim Botânico passa a oferecer visitas guiadas em carrinhos
Insubmissas – Mulheres na Ciência.
O espetáculo estreou em 2015 e agora ganhou uma versão digital. Com texto de Oswaldo Mendes e direção de Carlos Palma, cinco mulheres – Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi e Vera Kowalska – e um homem – Rogério Romera – estão no palco. Na história, uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vividos por elas vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência.
+ Grátis: peça com Mariana Ximenes e Silvero Pereira está disponível on-line
O Astronauta.
Eriberto Leão é um astronauta enviado ao espaço para uma complexa missão. No primeiro momento, ele mantém contato com a Terra, mas algo dá errado e ele fica solitário no espaço.
Sextas, 20h. Sábados e domingos, 18h. A partir de R$ 10,00. Ingressos pelo sympla.com.br. Até 17 de janeiro.
+ Rádio Novelo, a fantástica fábrica de podcasts
Na Sala com Clarice.
O monólogo, em comemoração do centenário da escritora, é estrelado por Odilon Esteves. Em uma encenação minimalista, ele seleciona os contos e crônicas a ser apresentados de acordo com a escolha do público.
Sábados, 20h. Domingos, 19h. Grátis. Ingressos pelo sympla.com.br. Até 31 de janeiro.