O aeroporto Santos Dumont recebe até dia 25 de agosto uma exposição imersiva gratuita que celebra os 150 anos de nascimento de seu homenageado, o Pai da Aviação, com direito a peças originais de sua maior invenção, o 14-Bis.
A mostra 150 Anos Santos Dumont Experience foi montada com uma estrutura modular de tramas e tecidos que remetem ao avião pioneiro. Além disso, a exibição conta com preciosidades como um dos cestos utilizados nos experimentos de diversos balões projetados pelo invetor e seis dos bambus, usados na construção de seus balões e do próprio 14-Bis.
+ Só para baixinhos? Manhãs musicais são programa para toda a família
Chamados de Ossos dos Pássaros, os bambus da Índia eram considerados estruturas perfeitas para a construção de balões e de aviões, por serem leves, resistentes, ocos, maleáveis, flexíveis e de baixo custo. Esses e outros itens fazem parte do acervo da Fundação Santos Dumont.
Com curadoria de Evaristo Martins de Azevedo, conselheiro da fundação que preserva o legado do aviador, a exposição conta ainda com um vídeo sobre a trajetória do inventor brasileiro, que destaca os principais momentos de sua carreira, invenções, projetos e conquistas.
A mostra conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como textos em braile, e promove a neutralização de 100% das emissões de carbono e a gestão adequada dos resíduos gerados pelo projeto.
Aeroporto Santos Dumont. Salão Vermelho. Praça Senador Salgado Filho, s/nº, Centro. Diariamente, 8h/18h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui