A cidade de Petrópolis, na região serrana do estado, vai receber a sua primeira festa literária, a Festa Literária da Serra Imperial (FLISI). Contando com três dias de programação, a feira, que tem início nesta sexta (15) até domingo (17), possuirá palestras, tardes de autógrafos, mesas redondas e outras atrações.
Com o tema “A Memória”, o evento idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o Museu Imperial, vai reunir diversos autores reconhecidos nacionalmente como a imortal Nélida Piñon, uma das mais conceituadas escritoras contemporâneas do Brasil, além de escritores e pesquisadores como Nei Lopes, Mary Del Priore, Isabel Lustosa, entre outros.
Confira a programação:
Sexta (15)
19h- Cerimônia de abertura
Palestra: “Literatura e Memória: o livro das horas” com Nélida Piñon
Apresentação: Christiane Michelin (Presidente da Academia Petropolitana de Letras) A mais renomada escritora contemporânea do Brasil desfia memórias afetivas que emergem a partir de um vertiginoso turbilhão de lembranças e emoções. Nélida conviveu com os mais importantes escritores de sua época, como Garcia Marquez, Vargas Llosa e Carlos Fuentes, entre outros. Nessa palestra, porém, mais uma vez ela revive sua intensa e duradoura história de amor: com a palavra. Após a palestra, autógrafos da escritora, no foyer.
Local: Museu Imperial – Cineteatro
Sábado (16)
10h- Mesa: “Reinado e Império em um Tempo de Transformações e Contradições” com Mary Del Priore e Isabel Lustosa
Mediação: Bruno Tamancoldi
Toda a biografia é uma janela para o passado. A intimidade da família imperial, nas últimas décadas do século XIX, consumida por traições, intrigas, amores e profunda melancolia. O destino muitas vezes dramático das princesas europeias, cujos casamentos eram contratados em virtude de interesses políticos e econômicos.
Após a palestra, autógrafos dos escritores convidados, no foyer.
Local: Museu Imperial – Cineteatro
14h- Mesa: “Música, Memória e Literatura” com Nei Lopes e Luiz Antônio Simas
Mediação: Leandro A. Rodrigues
A partir dos impactos da abolição da escravatura, os autores falarão sobre o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século 20 como uma cidade de “pequenas áfricas”, enfatizando a cultura das ruas e as formas associativas que as comunidades negras desenvolveram no período, tais como o surgimento das escolas de samba. O recorte da fala se estabelecerá em perspectiva sociocultural, destacando a importância do samba e do carnaval nos debates sobre a construção da identidade nacional brasileira. Após a palestra, autógrafos dos escritores convidados, no foyer.
Local: Museu Imperial – Cineteatro
16h– Mesa: “Doze Horas em Diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora” com Pedro Vasquez e Dom João Bragança
Mediação: Mauricio Vicente Ferreira Júnior
Estrada inaugurada com a presença da família imperial, que efetuou a viagem a Juiz de Fora. Os imperadores ficaram hospedados na quinta do comendador Mariano Procópio Ferreira Lage (atual sede do Museu Mariano Procópio). Klumb fotografou a inauguração da estrada em 1861, e depois começou a produzir o seu livro, que demorou 11 anos para ser editado. A publicação ocorreu em 1872, ano da morte de Mariano Procópio, que não chegou a ver pronta a obra que Klumb dedicou à sua memória. “Doze Horas em Diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, de Revert Henry Klumb, foi o primeiro livro de fotografia, integralmente produzido e impresso no Brasil. Após a palestra, autógrafos dos escritores convidados, no foyer.
20h- Show “Som e Luz”
Local: Museu Imperial – Cineteatro
Domingo (17)
10h –Encontro com Caio de Andrade
O produtor Cláudio Gomide conversa com o dramaturgo e diretor teatral que vem construindo, ao longo dos anos, uma ponte entre o teatro e a história do Brasil. Esse encontro irá esmiuçar o processo de construção do espetáculo, inspirado ou baseado em fatos históricos, notadamente no Brasil. A pesquisa histórica ocorre simultaneamente à formação das cenas, através de discussões ou questões propostas ao elenco, que se transformam em temas para improvisações.
Após a palestra, autógrafos do escritor convidado, no foyer.
Local: Museu Imperial – Cineteatro
12h – Viver Stefan Zweig com Kristina Michahelles
Nessa vivência na casa onde morreu o grande escritor Stefan Zweig, celebraremos os 80 anos de sua primeira vinda ao Brasil. Após longas viagens a trabalho pelo país, o autor escolheu Petrópolis como a cidade onde viveria o exílio junto com sua esposa, Lotte, depois da ocupação nazista. Zweig tinha muitos planos e projetos para essa estada no Brasil, como registrou em seus diários. Em sua casa em Petrópolis, Stefan Zweig consumou o gesto trágico que simbolizou o desespero de toda uma geração, do mundo inteiro, diante do horror da guerra.
Local: Casa de Stefan Zweig
14h – Tarde de autógrafos do livro “Moenda”.
O poeta Marcio Negócio autografa o seu novo livro, com participação de artistas petropolitanos.
Local: Foyer do Museu Imperial
14h – Palestra e tarde de autógrafos do livro “O Próximo da Fila”.
O escritor Henrique Rodrigues conversa com o público e autografa seu novo livro.
Local: Sala Multimídia da Inter TV (40 participantes – inscrições no local, duas horas antes do evento)
15h – Projeto Coletivo Poesia – Varal de Poesias
Os novos talentos lançados pela FLUPP Pensa autografam seus livros.
Local: Galeria da Inter TV
(Duas horas antes do evento, serão distribuídas 40 senhas que darão direito ao livro, para autógrafos)
16h – Tarde de autógrafos do livro “Petrópolis Fotografias e Curiosidade”
Os organizadores Luciana Bassous e Claudio Partes revisitam a história dessa cidade, reconhecida como uma das mais belas do país. Os verbetes partiram de uma pesquisa histórica e também foram traduzidos para o inglês.
Local: Foyer do Museu Imperial
16h – Tarde de autógrafos do livro: “Contando e Cantando os Sonhos de Dumont”
A escritora Catarina Maul lança seu novo livro para o público infanto-juvenil, enaltecendo a vida e obra de um dos maiores heróis nacionais, Alberto Santos Dumont. O evento contará com exposições das ilustrações originais do livro, de Rodrigo Santana CB.
Local: Galeria da Inter TV
17h – Encontro com as academias
A Academia Petropolitana de Letras e a Academia Brasileira de Poesia, comungando interesses, convidam para uma tarde conjunta de autógrafos de alguns de seus escritores, reunindo o melhor da literatura petropolitana.
Escritores convidados: Gerson Valle, Andréa C. Lopes Garcia, Fernando Augusto Magno, Fernando Antônio de Souza Costa, Paulo César Santos, Almir Tosta, Cleber Francisco Alves, Ângelo Romero, Antonio Menezes Rodrigues, Andrea Pachá, Christiane Michelin, Catarina Maul, Leandro Garcia, Sergio Gerônimo, Mozart Carvalho, Carmem Teresa Elias, Paulo Roberto Cunha, Laura Baltar da Silva e Cristiano Romão. Local: Foyer do Museu Imperial
17h – Conversa de atelier
O artista plástico Luiz Aquila recebe convidados no seu atelier, para um bate-papo sobre o artista, a arte e o viver na cidade.
Local: Residência do artista
(20 participantes – inscrições no foyer do Museu Imperial, duas horas antes do evento)