Planetário abre as portas para mostrar o eclipse total da Lua
Fenômeno será projetado de forma gratuita no anfiteatro da Fundação no próximo domingo (15). Haverá também transmissão ao vivo on-line
Um dos eventos astronômicos mais importantes do ano, o eclipse total da lua poderá ser assistido de forma gratuita no Planetário do Rio, na Gávea, no próximo domingo (15). Será a primeira observação de um eclipse realizada no planetário após mais de dois anos pandêmicos.
+ Chimamanda, Mia Couto e Camila Pitanga estão no Salão Carioca do Livro
“A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos”, afirma o diretor de astronomia Leandro Guedes.
Segundo o diretor, o local do evento terá projeções do eclipse. Quem não puder comparecer presencialmente, ainda poderá assistir ao fenômeno on-line, pela transmissão ao vivo no canal do Youtube da instituição.
O anfiteatro estará aberto ao público a partir das 21h, com a possibilidade de uso dos telescópios para observar a Lua cheia. Já o fenômeno está previsto para começar às 23h27min.
O eclipse lunar total acontece quando a Lua é completamente encoberta pela sombra da Terra. Isso ocorre sempre que o Sol e a Lua estão totalmente alinhados à Terra de lados opostos. Um dos momentos principais do evento será o ápice do eclipse, quando a Lua poderá ganhar um leve tom avermelhado.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com entrada gratuita, o espaço estará sujeito à lotação. Por ser um evento mais longo, o Planetário recomenda que os participantes levem cadeiras de praia, cangas ou algum tapetinho para se sentirem mais confortáveis enquanto assistem à atração. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação poderá ser cancelada.
Planetário do Rio. Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea. Dom (15), 21h. Grátis.