Para quem conhece: Prainha da Glória vira point do Carnaval de rua
Próprio para banho, o local volta a sediar um evento que foi hit em 2024: o Glorioso Mergulho a Fantasia, que resgata um antigo costume da cidade

A Prainha da Glória, que tem estado própria para banho — ela só começou a ser monitorada em agosto do ano passado —, volta a sediar um evento que foi hit no Carnaval passado. O Glorioso Mergulho a Fantasia resgata um costume que fez sucesso entre os anos 1910 e 1960 e já tem data marcada: 9 de março, o domingo após a folia
+ Como se hospedar na cobertura favorita de Anitta em Copacabana no Carnaval
Um bloco de Carnaval parte dos jardins do MAM em direção à Prainha da Glória. Lá, acontece um concurso de fantasia com premiação. Os concorrentes desfilam ao som de marchinhas, diante do júri. Em seguida, o ápice: o banho de mar.
Na primeira metade do século XX, esse tipo de festa era comum em praias como Ramos, Ilha do Governador, Paquetá, Copacabana e Russel (Glória). Nos anos 60, os banhos se tornaram raros, porque a ditadura militar proibiu os desfiles de diversos blocos.
As reformas urbanas dos anos 60 e 70 também contribuíram para o fim da tradição, já que muitas praias foram aterradas. Também aconteciam banhos a fantasia em clubes e no Hotel Glória, que sediava o famoso concurso que consagrou Clóvis Bornay e se tornou um edifício residencial.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui