No início do século XIX, mais precisamente em 1826, o francês Joseph Nicéphore Niépce fez o primeiro registro fotográfico e deu início, então, à técnica capaz de criar imagens sem o artifício de tintas. Quase 190 anos depois é possível conferir a primeira exposição do mundo feita através da rede de compartilhamento de imagem e vídeo, o Instagram. A exposição itinerante, intitulada @NossaLingua, reúne 100 fotos de profissionais e amadores que retratam o que une e o que diferencia o cotidiano de países de língua portuguesa.
+ Museu do Amanhã abre após cinco anos de obras
Com a intenção de criar conexões entre os países e comunidades que falam o português — Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor Leste, o projeto pode ser conferido pode público a partir desta quarta (16), às 19h, no Centro Carioca de Design (Praça Tiradentes, 48, Centro). A mostra gratuita é resultado de dez missões fotográficas lançadas no Instagram com temas diversos e universais como Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz, Palavra.
Em cartaz até o dia 30 de dezembro, sempre das 10h às 19h, a exposição exibe ainda cenas do filme-documentário NossaLingua.doc, que será lançado no primeiro semestre de 2016.
+ Cine Joia recebe primeira mostra de filmes argentinos